10 Dicas para Implementar a Lógica de Games em sua Startup

A lógica de games se tornou uma forma popular de aumentar o envolvimento dos usuários, além de aumentar a adoção, referência e retenção, e muitas startups têm procurado maneiras de incorporar a mecânica dos jogos para seus sites.

Em um post recente, David Feinleib, sócio da Mohr Davidow Ventures, ajuda com 10 maneiras para incorporar as mecânicas de games em um serviço sem jogos:

  1. Seu serviço: o jogo. David sugere que se você começar a pensar no seu serviço como um jogo, você vai identificar algumas maneiras em que a mecânica de jogos (ideias de competição, recompensas, etc) irá se encaixar.
  2. Status / reputação: “As pessoas querem status. É da natureza humana,” David escreve. “Mas o detalhe do status é que ele deve ser visível: tanto para a pessoa que o possui, quanto para as outras.” Se você oferece recompensas, certifique-se de torná-las visíveis e faça pelo menos algumas delas especiais, ou de elite.
  3. Presentes e reciprocidade. David fala da importância de dar e receber presentes, lembrando das pressões sociais da retribuição. Ele sugere permitir que os usuários com status alto possam dar presentes para os outros (de graça), e ainda diz que os outros vão retribuir também com presentes (que precisam ser comprados).
  4. Monetização Híbrida. “Deixe que seus usuários escolham a maneira que vão lhe pagar: com seu tempo ou com suas carteiras.”
  5. Leaderboards e pontos. Como David disse na segunda dica, as pessoas gostam de competir, e mesmo se os pontos do jogo não viram recompensas, “apenas faça com que eles fiquem visíveis (em um ranking) para agregar valor.”
  6. Itens gratuitos. “Distribua coisas para fazer com que os usuários apareçam mais. Dê um pouco do que você oferece (por exemplo , armazenamento) para usuários completarem determinadas tarefas,” David sugere.
  7. Transforme o virtual no real. David recomenda a adição de som e efeitos visuais para tornar a experiência virtual mais “real.”
  8. Prova social. Faça com que as ações do usuário fiquem visíveis para os outros em suas redes para que eles possam ver que ele passou de nível ou comprou um item de destaque.
  9. Crie a escassez. Crie itens disponíveis apenas por um certo tempo ou ofertas que acabam após um curto espaço de tempo.
  10. Faça testes e acompanhe as métricas. Acrescentar a mecânica de jogos ao seu site não é tão simples, não basta só acrescentar insígnias ou títulos. Você deve analisar as respostas dos usuários para que você possa direcionar melhor os jogos e recompensas para eles.

Claro que as insígnias, etiquetas, títulos e outros itens similares não substituem um produto ou serviço sólido que as pessoas querem usar. Mas as táticas de games se tornaram um mecanismo bastante útil para atrair as pessoase cativar seu público. Fique atento!

0 responses to “10 Dicas para Implementar a Lógica de Games em sua Startup

  1. É uma forma interessante de levar uma start-up ou qualquer outro negócio. Porém acho meio infantil, meio ‘animal de estimação’, bem do tipo ‘você faz e eu te dou um brinquedinho’. Existem toneladas de sistemas, empresas… que trabalham assim, mas isso mostra que ainda precisamos de ‘incentivos’ para fazer algo que só que ganha é quem faz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *