10 Dicas para Melhorar a Qualidade de seu Código
James Schorr, o proprietário da Tech Rescue no blog Ruby Learning questiona: “Você Aprova sua Qualidade de Código?” Ele tem um forte argumento ao falar da programação como uma arte da escrita. Ele alega que o objetivo do artigo é ajudar as pessoas a melhorar a qualidade do seu código e “transformar o mundano em algo belo.”
James dá algumas dicas para as fases pré e pós-desenvolvimento de projetos, e, embora alguns de seus pontos sejam orientados para consultores e desenvolvedores independentes, eles são bastante aplicáveis para qualquer pessoa:
Pré-Desenvolvimento
- Reúna todos os pedidos dos clientes na frente. James recomenda que você pense neles em termos de “histórias” como se “alinhadas da maneira que um não-desenvolvedor pensaria.”
- Esclareça o que é necessário e o que é “bom de ter.” (MUST HAVE and NICE TO HAVE features);
- Se recuse a reproduzir um código ruim. Em outras palavras, recuse trabalho caso seja necessário reproduzir um sistema mal planejado – a não ser que você tenha a liberdade de fazê-lo da maneira certa. (Claro, isso levanta a questão: O que você define como um “código ruim”?)
- Rejeite Prazos Absurdos. Sempre.
Desenvolvimento
- Teste incansavelmente o seu código e os fluxos da aplicação. “Em outras palavras,” James escreve, “nunca confie que o usuário irá fazer o que você espera, especialmente quando se trata de entrada de dados.”
- Esteja propenso a incluir outras linguagens e tecnologias sempre que necessário.
- Não reinvente a roda. Nunca.
Pós-Desenvolvimento
- Reveja a velocidade, estabilidade, segurança e usabilidade do seu código.
- Chame pessoas que não sejam da área e que não tenham conhecimento para testar o seu produto.
- Reveja periodicamente o código antigo e analise o que você teria feito de diferente.
Como você consegue alcançar uma programação de qualidade? O que diferencia um código belo de um código casual? Queremos saber sua opinião!
Gostei, os comentários e leitura do código é importante também.