10 Tendências das Mídias Sociais para 2010 – Parte 2

Este post foi escrito pela convidada Ravit Lichtenberg, fundadora e estrategista-chefe da Ustrategy.com, empresa de consultoria focada em ajudar empresas a alcançarem sucesso. Ravit escreve no blog www.ravitlichtenberg.com. Dividimos em três partes para melhor compreensão, e esta se trata da segunda parte. Clique aqui para ler a parte 1.

O Retorno Sobre Investimento Será Mensurado, e Fará Diferença

O retorno sobre investimento (ROI) em atividades das mídias sociais tem sido um desafio para a maioria das empresas este ano. Pesquisas mostram que apenas 18% das empresas dizem ter retorno significativo dos investimentos de suas atividades de mídia social, enquanto 72% reportam não ter retorno, ou terem sido incapazes de medir seu retorno a partir de seus investimentos em mídias sociais. Embora a definição de ROI esteja evoluindo para se adaptar melhor ao mundo das relações e redes, a capacidade de demonstração do ROI em números concretos, e não em seguidores ou fãs, vai se tornar um requisito padrão de negócios em 2010. Empresas tradicionais e startups estão trabalhando para demonstrar que podem transformar o hype em ciência. Mas somente as empresas que serão capazes de analisar e prever os retornos de investimentos brutos irão durar.

Real, Interessante e Muito Bizarro – Integração Online-Offline

Os mundos virtuais, jogos e avatares foram apenas o começo da integração online-offline. Em 2010 iremos ver um pulo maior nesta integração. Realidade aumentada, já é integrada no mais novo aplicativo do Yelp de geo-tagging, que permitirá aos usuários encontrar informações relevantes e pessoas dependendo de suas localizações; o Twitter 360 ajudará as pessoas a encontrar uns aos outros, conectar e ver atualizações pela localização o tempo todo em que estiver com seus mobiles. Pessoas poderão escanear os produtos nas prateleiras e processar a venda online; você nunca mais vai precisar pedir um cartão de visita novamente em eventos, e você poderá receber promoções e descontos de acordo com seu interesse.

Muitas Habilidades Antigas Serão Necessárias Novamente

Uma desaceleração econômica combinada com o aumento das mídias sociais eliminou as praticas de marketing tradicional e de relações públicas. Mas este ano isso volta a ser útil. As empresas deverão voltar com os profissionais de marketing especializados em compreender a psicologia do consumidor e com experiência no mercado online e offline. A área de Pesquisa e desenvolvimento irá focar em profissionais com experiência do consumidor para identificar as necessidades do usuário como parte do processo de aprimoramento e inovação do produto, e a área de vendas e de suporte continuará a oferecer atendimento online.

As Mulheres Irão Dominar As Mídias Sociais

No ano de 2009 as mulheres aumentaram sua participação online. Hoje as mulheres são responsáveis por 75% das decisões de compra para o lar, e também por 85% das compras em geral por consumidores. As redes sociais têm pelo menos 50% de membros do sexo feminino, e são as mulheres de idade entre 35-55 as responsáveis pelo crescimento populacional mais rápido do Facebook. As mulheres hoje são livres para criar, expressar e se promoverem utilizando de canais da mídia social. As mulheres vão aos poucos conquistando seu espaço dentro das empresas e das redes sociais, e juntamente com seu poder de compra, poderão se tornar um segmento de consumidor requisitado assim como tocar estratégias de negócios para empresas ligadas as mídias sócias.

Acompanhe amanhã a última parte desta série, ou assine nosso Feed RSS.

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