Desafio 2009: Descomplica Oferece Conteúdo Educacional à Vestibulandos


Imagem1 Desafio 2009: Descomplica Oferece Conteúdo Educacional à Vestibulandos

Seguindo a sequência de produtos educacionais, além do Hytle, ocorreu também a apresentação do Descomplica. A Startup oferece conteúdo educacional para vestibulandos e estudantes em geral. O modelo de negócios é baseado em mensalidades ou anuidades e dá acesso à todo conteúdo do site.

Existe um grande mercado, e os objetivos de curto prazo da empresa parecem estar claros, mas hoje praticamente todo conteúdo é produzido pelo próprio time do Descomplica, mas no futuro o conteúdo virá de professores e alunos das escolas cadastradas.

A empresa está oferecendo acesso grátis aos usuários que ajudarem a espalhar a idéia em seus blogs, Flickr ou Orkut.

Veja o vídeo abaixo com o pitch do Descomplica para o Desafio 2009:

Segundo pesquisa do próprio serviço, alunos de ensino médio informam que não conhecem um concorrente hoje como o Descomplica. Essa informação realmente bate com o mercado? Scribd, Slideshare, Youtube e outras mídias podem ser competidores do Descomplica?

O empreendedor Marco Fisbhen coloca que em cada início de semestre letivo, o conteúdo é colocado para todo o período, o que irá gerar novos conteúdos semestralmente, além do próprio inserido.

Uma vantagem do modelo, segundo o Descomplica é que o conteúdo produzido é diluído no tempo, já que as disciplinas não variam muito, o que poderia permitir menor foco em tecnologia, hospedagem e gerenciamento de custos de infra-estrutura.