A Estranha História do Leapfish; $10 Milhões Antes de ser Lançada


leapfishlogo A Estranha História do Leapfish; $10 Milhões Antes de ser LançadaAcaba de ser lançada a versão beta de uma ferramenta de busca em real-time chamada Leapfish, e a empresa anunciou que já vai computar um balanço de 10 milhões de dólares no primeiro ano, apesar de mal ter sido lançada ao público.

Esta é uma história estranha, mas somente assim entenderemos o que oferece o Leapfish.

A princípio, Leapfish era um site para calcular o valor de domínios, então virou uma ferramenta meta-busca que entrega os resultados em linhas de tempo. Agora o serviço entrou no ramo de busca real-time com um vídeo introdutório que só pode ser descrito como épico. (Veja abaixo.) A empresa convenceu empresários a pagarem centenas, milhares e até dezenas de milhares de dólares para propaganda exclusiva de keyword por um período de um ano e com o direito de serem os primeiros a renovarem a cada ano. Segundo a empresa, é como um investimento na futura viabilidade do Leapfish. O Leapfish hoje apenas parece bonito, pois ainda não funciona tão bem.

Leapfish procura entre 25 diferentes serviços, de Google e Yahoo até Yelp, Digg e outros. O serviço determina qual das fontes fornece a resposta mais relevante para a busca e constrói uma pagina de resultados de acordo com elas. Se os usuários amarem o Leapfish o bastante para usá-lo sempre, pode-se usar 35 widgets diferentes para interagir com o Facebook, Twitter e outros, na primeira página do Leapfish.

O design do site e das páginas de resultado são bem elaborados, e a ideia principal também é muito boa. Mas como pode este serviço já possuir 10 milhões de dólares este ano ainda?

A empresa da Califórnia chamada “The Pleasanton”, disse terem 100 empregados; 50 estão registrados no LinkedIn e quase todos estão no setor de vendas.

O argumento das vendas é este: Leapfish é pequena hoje, mas os preços das keywords que as empresas estão pagando será uma barganha se a Leapfish crescer. É um investimento de risco, afirmam. Algumas empesas inclusive já revenderam as keywords que compraram da Leapfish com lucro, segundo a empresa.

Uma parte do investimento consiste em uma visão para o futuro. Veja este vídeo que a empresa fez sobre a web de tempo real.

Infelizmente nos testes o Leapfish não funciona muito bem. Os resultados surgem sem sentido, aparecem bugs em algumas partes básicas do site e o design também não é tão excitante assim.

Se o Leapfish der realmente certo, não será a primeira vez que uma empresa explodiu estranhamente para o sucesso. Leapfish está certo, a web mudou dramaticamente e alguém irá descobrir como buscar efetivamente nela. Mas isso não deixa de fazer com que a história continue estranha.