Torren… Google e a Censura nas Buscas!
A busca de informações de compartilhamento de arquivos pelo Google vai levar um pouco mais de tempo, graças a algumas medidas tomadas pelo motor de busca para remover todos os tipos de referências para torrents da sua busca instantânea e dos recursos de auto completar.
Em Dezembro a Google disse que estava tomando medidas para “melhorar o funcionamento do copyright online.” Entre outras coisas, a empresa prometeu que “os termos que estão associados com pirataria” não apareceriam nos recursos de auto completar.
Embora isso pareça um esforço para combater o compartilhamento ilegal de arquivos, não se trata apenas disso, principalmente para aqueles que prestam serviços de BitTorrent. Essas empresas já se pronunciaram apontando muitos usos legítimos de torrents.
Proibir Arbitrariamente do Auto Completar?
Como disse o TorrentFreak quando deu a notícia, parte do problema desta nova implementação é que a lista de termos banidos é “aparentemente arbitrária.” Nenhuma versão da palavra “torrent” funcionará na pesquisa instantânea – nem mesmo o software “uTorrent,” nem “BitTorrent,” o nome de um protocolo e uma empresa de São Francisco. Mas enquanto os cyberlockers RapidShare e Megaupload já estão proibidos, outros sites como HotFile e MediaFire continuam permitidos. Além disso, você ainda pode encontrar os nomes de outros sites populares de torrents, incluindo o Piratebay.
O TorrentFreak citou uma resposta do RapidShare, dizendo que “Nós sabíamos dos planos da Google já tem algumas semanas. Acatamos que certas sugestões de pesquisa não darão mias uma aparência prejudicial ao RapidShare, mas estamos preocupados que ao mesmo tempo, os interesses legítimos dos nossos usuários também serão afetados.”
A empresa continua falando que “o RapidShare é um dos sites mais populares em todo o mundo. Todos os dias centenas de milhares de usuários confiam em nossos serviços para prosseguir com seus interesses perfeitamente legítimos. É por isso que a Google foi longe demais censurando os resultados dos algoritmos do Suggest. Os resultados de um motor de busca devem refletir aos interesses dos usuários e não da Google ou de qualquer outra pessoa.”
Por enquanto, você ainda pode procurar informações de torrents. Mas enquanto você buscar pelos termos relacionados, eles não terão o recurso de auto completar. Os resultados ainda não estão censurados.








“Os resultados de um motor de busca devem refletir aos interesses dos usuários e não da Google ou de qualquer outra pessoa.”
Falou tudo.
E desse jeito se perde mais uma pequena fração da liberdade na internet
Sendo assim sempre teram umas falhas pra continuar as buscas, logo logo vao ter buscar por associoação de nomes, basta associar um novo nome p torrent q logo o pessoal se abitua e vai mudando continuamente, a internet é mais rápida do que essas mudanças.
Sem contar que existem outros sites de busca.
[...] This post was mentioned on Twitter by Priscila Coelho, Teilor, Andre Tomazetti, Conrado Melo, Antonio Mendes and others. Antonio Mendes said: RT @BlogMoscaBranca: O Google e a Censura nas Buscas – http://goo.gl/fb/3IVKi [...]
[...] eles não terão o recurso de auto completar. Os resultados ainda não estão censurados.[Red Write Web Brasil] Portal do DesenvolvedorEquipe Portal do DesenvolvedorMatérias Relacionadas:HootSuite 1 milhão [...]
Tem certas horas em que eu fico pensando, pra que servem essas mudanças tão fúteis ? Hoje em dia qualquer um que esteja realmente interessado em baixar conteúdos piratas da internet, sabe muito bem quais são os termos que deverão ser usados na busca.
Não esperava que o Google fosse ceder a este lobby(antigo) destas empresas. Não confio mais no grande buscador. Fico desconfiado agora. Será que os resultados também não serão omitidos ou filtrados?
É como se eu quisesse chegar a uma cidade e omitissem as placas ou mapas… Sei lá….
Estou muito chateado com isso.
#googlesold
Pode ser um tiro no pé. Já vou mudar minha pagina inicial de busca. É estranho pessoas de visão da google tomar uma atitude ridícula como essa.
Aos poucos a censura vai se instalando.
É importante coibir abusos e crimes como pornografia infantil, mas por no mesmo saco a pequena transgressão representada pelos torrents, é uma sacanagem que só beneficia a gulosa indústria do audiovisual.
Com essa atitude sendo tomada, ela sendo continuada só vai abrir espaço para um concorrente de buscar coisas que o Google não dará cobertura. Eu não acredito que apesar da grandiosidade da Google eles vão se achar grandes demais pra dispensar usuários (que eu não acredito que são poucos).
Doce ilusão: “Os resultados de um motor de busca devem refletir aos interesses dos usuários e não da Google ou de qualquer outra pessoa.”
Seria interessante se fosse verdade. Todavia, o Google não é uma estatal e sim uma empresa particular que sem dúvidas tem o monopolio desse tipo de serviço, logo ela realmente pode fazer o que “lhe der na telha”.
Havendo concorrencia com ameaça de perda de clientes ai sim seria outra historia. Mas, não é esse o caso. No Google há muitas pessoas e com elas interesses.
o google é uma companhia particular.
nao é de jesus cristo, nem da patria, nem da humanidade.
ela pertence ao dono.
e o dono, dentro de certos limites, faz oque quiser.
alguns compartilhadores ele chamou de piratas.
e esses ele nao quer na companhia dele.
só isso.
Não adianta nadar contra a maré. Todos os processos de proibição contra o Napster p.e., somente fortaleceu mais a gigantesca comunidade mundial que defende o direito à liberdade de acesso a qualquer tipo de informação, o que inclui músicas, livros, softwares, filmes, etc.
É como tentar cortar as cabeças da Hidra, não adianta, pois para cada uma que se decepa, nascem duas no lugar. Só que na internet, há muito mais Hidras do que Hércules, é isso o que os defensores dos “direitos autorais” ainda não sacaram…
Acho que a questão é muito simples: não quer que seu produto seja “pirateado”, ou distribuido gratuitamente? Então não o coloque na internet… se puder!
Sacanagem… o(
porque naum mantiveram a internet apenas para uso militar?
PS.: ainda que as grandes empresas consigam boicotar as pessoas de ter acesso e compartilhar gratuitamente seus arquivos, existem muito mais pessoas interessadas em manter essa liberdade do que pessoas interessadas em proibir, e sabem o por que?
É porque as pessoas que defendem a proibição são, de modo geral, pessoas de alto poder aquisitivo, e que tem interesses em manter a cobrança em dinheiro pelos direitos autorais. Porém, a grande maioria das pessoas no mundo não tem este poder aquisitivo, e pagam caro pelos produtos (ou arquivos) se forem tentar obter de forma “legal”. Logo, se um Google da vida começa a boicotar essa grande massa de usuários, muito rapidamente surgirá um novo concorrente e as pessoas começarão a migrar para outras opções.
Será que não é mais lógico e racional, então, ao invés de tentar combater a pirataria com boicotes e proibições, disponibilizarem os arquivos a preços acessíveis a qualquer classe social, e não apenas as privilegiadas, e sempre que possível NÃO cobrar por algum produto/arquivo?!
Digo isso porque eu mesmo utilizava o Windows pirata, quando era muito caro, mas assim que os preços começaram a diminuir, na primeira oportunidade comprei o original! E foi ótimo, hoje em dia a maioria dos programas que uso são free, e alguns são pagos e originais. Se as pessoas podem ter um produto original, elas certamente vão preferir este a um pirata.
Basta que as empresas deixem de tanta ganância, é possível sim, reduzir a pirataria de forma justa e racional. É claro que as empresas, artistas, etc, precisam ganhar dinheiro, mas certamente, ganham muito mais do que precisam, e enquanto esse sistema funcionar desta forma, não adianta combater a pirataria dando tiros n’água.
“Os resultados ainda não estão censurados.”
Esse “ainda” foi bem colocado. Mas, será que não estão?
Há ANOS eu digo: “Don’t be evil” o caramba, Google é o mais filho da “pula” de todos.
E também digo há anos: a censura/ditadura vai voltar, e muito mais forte. Continuem sendo apenas espectadores e verão a zona que vai ser…
@Goodbye_Google
http://www.twitter.com/Goodbye_Google
Duck Duck Go neles! http://duckduckgo.com
só se perde a liberdade se os internautas permitirem, mas as pessoas estão estupidificadas, porque não querem saber ou não alinham em acções contra este controlo…… para que essa liberdade não esteja em causa as pessoas deviam unanimamente censurar os conteudos que censuram, isto é, se a google censurar os interesses dos usuarios então a resposta dos usuarios passaria a embargar os conteudos google, era bom mas as pessoas não conseguem alinhar nisto.