Para quem não sabe, dia 05 de junho celebrou-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. E, obviamente, não tem como se falar de Meio Ambiente sem levantar a questão do Lixo Eletrônico, e dos seus impactos. Cada vez mais conectados, e com um crescente número de gadgets à nossa disposição, a problemática do que acontece com os nossos celulares, computadores e demais dispositivos após serem descartados já figura entre as principais questões ambientais.

Por isso, resolvemos vasculhar o arquivo do Visual Loop para trazer algumas visualizações sobre o tema, na esperança que, além de informar, se consiga também alertar para o que todos nós podemos – e devemos – fazer para minimizar este problema, tanto a nível individual como em termos coletivos.

O problema

Lixo eletrônico é o nome dado aos resíduos resultantes da rápida obsolescência de equipamentos eletrônicos (o que inclui televisores, celulares, computadores, geladeiras e outros dispositivos). Mas afinal, qual é realmente a dimensão desse problema? Em que o Lixo Eletrônico nos afeta, e quais os países que mais produzem, exportam e recebem esses “restos” indesejados? Aqui ficam algumas visualizações para responder a essas e outras questões:

(Fonte)

Fonte)

(Fonte)

(Fonte)

(Fonte)

(Fonte)

O impacto do uso de tecnologia pessoal vai, na verdade, muito além do lixo produzido.

(Fonte)

(Fonte)

(Fonte)

(Fonte)

(Fonte)

(Fonte)

(Fonte)

A solução

Dois grandes passos, para resolver – ou pelo menos minimizar – este problema. Em primeiro lugar, cada um de nós deve procurar adotar uma postura de consumo sustentável cada vez maior. E, em segundo lugar, não é nada de novo: reciclar, reciclar, reciclar, reciclar….

E, claro, o papel dos governos nesta matéria é primordial. É um daqueles casos em que liderar por exemplo faz a diferença…

(Fonte)

(Fonte)

(Fonte)

(Fonte)

(Fonte)

(Fonte)

(Fonte)

E, claro, não é apenas o lixo eletrônico que devemos reciclar:

(Fonte)

(Fonte)

Para finalizar, fica a dica: visite o site do Greenpeace, e cheque o quão ambientalmente corretos são os gadgets produzidos pelas principais companhias do mundo. O widget é atualizado anualmente.

Certamente existirão muitos outros infográficos e recursos interactivos sobre este tema, por isso não deixe de compartilhar nos comentários.

O planeta agradece.