RWW Lista! 30 Lojas Online Brasileiras de Venda de Camisetas

Até provado o contrário, a profusão de iniciativas de venda online de camisetas nos dá uma dica sobre a boa saúde do comércio eletrônico no Brasil. Mantidas por pequenas empresas ou informalmente, muitas vezes com equipes de duas ou três pessoas, produzidas em casa ou as vezes nos bastidores de sex shops no centro de São Paulo, competem pela atenção dos consumidores que buscam estampas originais, descoladas, engraçadas, de qualidade, que digam mais e melhor sobre quem as veste. E, aparentemente, todas conquistaram o público necessário para sustentar os negócios.

Fábio Seixas, fundador da iniciativa mais conhecida, o Camiseteria.com, acredita que a quantidade de lojas explorando esse mercado se deve ao contexto favorável do ecommerce brasileiro e da economia local nos últimos anos. “Foi um dos principais fatores para o surgimento de diversas iniciativas empreendedoras, sejam elas de venda de camisetas pela internet ou não. Quando começamos, haviam 2 ou 3 marcas que vendiam pela internet, muito pouco conhecidas e sem grande relevância, com operações de ecommerce muito elementares e simples, algumas vendendo por email e Orkut.”

O Camiseteria foi o primeiro empreendimento 100% online a mostrar a viabilidade desse mercado no Brasil, já que tentativas anteriores, de sucesso ou não, vinham de lojas já existentes no mundo offline. Usando mídias sociais de maneira muito inteligente e estratégica, a loja repercute cada um de seus produtos desde a concepção até a compra. Lançada em agosto de 2005, no seu aniversário de 5 anos o Camiseteria pretende conquistar a América do Sul e Europa, para depois partir para outro continente. “Temos muitos planos. Vamos aprimorar nosso site, criar novas ferramentas e buscar novos caminhos de chegar ao nosso público final”, diz Fábio.


Para muitos compradores, as camisetas de lojas online são a melhor oportunidade para ostentar primeiro estampas que nunca seriam vendidas IRL (in real life). As lojas mais informais, que não atentam tanto para o retorno financeiro, miram principalmente na diversão e criatividade para tocar o negócio, navegando na sensação de liberdade de expressão da rede. “O grande lance é poder fazer aquilo que você acha legal, sem levar a sério demais o que os outros vão pensar. Pode não ser efetivo pra ganhar dinheiro, mas é bem divertido”, diz Elvis Branchini, mantenedor da Cove, loja independente de alunos da UFRGS.

A Cove tem exemplos de estampas originais suas que começaram online e acabaram no offline, como cópia. “Um desafio é aprender a ser copiado o tempo todo. Já encontrei desenhos nossos em camisetas na Argentina, tão iguais que tinham os defeitos do nosso layout copiado. Amigos também já viram em lojas em Amsterdã. Quando fizemos a Força, Júnior, que criou um hype rápido na web, tinha camelô vendendo na rua em São Paulo antes de termos as prontas na loja”, diz Elvis.


Cerca de 4 anos atrás era anunciada a fusão do Submarino com a Americanas.com e para muitos analistas essa concentração seria dificilmente desfeita pelos concorrentes nos anos seguintes. Porém, não só outros grandes players apareceram e conquistaram seu naco num mercado em expansão, como centenas de iniciativas pequenas aceleraram a diluição de qualquer possível monopólio de vendas online (ao menos até agora). O mercado de camisetas online é só um entre vários que apontam para um futuro promissor e heterogêneo no ecommerce nacional.

Veja a compilação de 30 lojas que vendem camisetas online no Brasil feita pelo RWW Brasil*:


* Com a colaboração da equipe Poplist

E você, acha que esquecemos de alguma? Não esqueça de deixar a sua favorita nos comentários!

JABÁ DO DIEGO: Quer mais conteúdo de alta qualidade sobre marketing, vendas e empreendedorismo?? Conheça o 12Minutos, meu projeto onde faço resumos de livros clássicos de negócios focados em marketing, vendas e empreendedorismo.

Clique aqui para se cadastrar!

14 responses to “RWW Lista! 30 Lojas Online Brasileiras de Venda de Camisetas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *