5 Razões para ter uma API para sua Startup

Existe uma longa lista de coisas que as pessoas vão dizer que você precisa em sua startup: Você precisa de um produto que funciona. Você precisa de um plano de negócios. Você precisa de um advogado. Você precisa de uma boa cafeteira, um sistema de vídeo-game e de cervejas nas sextas-feiras. Talvez você precise até de uma mesa de ping pong.

Aqui está mais uma coisa para a lista: você precisa de uma API. E aqui estão as cinco principais razões, na nossa opinião:

1. É bom ter um BizDev 2.0

Ter uma API é, como chama a Caterina Fake, um BizDev 2.0 (algo como Desenvolvimento de Negócios 2.0). Em outras palavras, em um mundo orientado a web, esta é uma maneira como o desenvolvimento de novos negócios é feito. As APIs facilitam as relações entre negócios com a abertura de dados e sistemas para parceiros de negócios, gratuitamente ou por meio de uma licença comercial. A integração com outros serviços fornecida pelas APIs facilita nos acordos de negócios.

2. Construir um Forte Ecossistema de Desenvolvedores

Uma API permite que você interaja com os desenvolvedores de fora da equipe, somando conhecimento e trazendo inovação para seu produto. Lançar uma API também contribui para a construção de uma caixa de ferramentas de um desenvolvedor, e esta é uma bagagem que ele leva consigo onde quer que ele vá.

3. Uma API Facilita a Acessibilidade de Dados

Ter uma API facilita as novas consultas, tornando mais fácil a descoberta e o acesso a informação tanot para você quanto para os outros.

4. Os Investidores Vão Querer uma

Em uma palestra na conferência Future of Web Apps em Fevereiro, o VC Fred Wilson falou sobre os “10 Princípios de Ouro para Aplicativos Web de Sucesso,” e a base da palestra era verdade era uma API.

“Nem todas as nossas empresas lançaram APIs de leitura/escrita, e estamos encorajando-as constantemente a fazer isso,” disse Fred, “mas o importante na programação é que quando as pessoas podem agregar valor à sua aplicação, eles estão acrescentando energia para a aplicação, atraindo mais usuários e também mais dados, deixando seus aplicativos mais ricos.”

5. As APIs fazem Mashups

… E mashups são impressionantes. Facilitados por APIs, os mashups reúnem informações e aplicativos de maneira única, ampliando o alcance de seus dados e do produto. Veja um mashup que combina dados do Google Maps, com do YouTube, e com a Copa do Mundo, por exemplo. Imagine uma ferramenta para adicionar automaticamente todos os filmes do Nicholas Cage na sua fila do Netflix. Sinistro, isso existe!

Como disse Fred Wilson, necessariamente você não precisa ter uma API pronta no lançamento. Mas deve estar na lista de coisa que sua startups precisa implementar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *