Startup Trends: O que se consolidará em 2010

Surfar na onda certa é determinante para o sucesso de uma Startup. Por isso, selecionamos algumas tendências que bombaram em 2009 e se consolidarão como tendências para novas empresas de tecnologia em 2010.

1. Outsourcing Online: Em vez de contratar uma equipe local, muitas empresas se voltaram a serviços como Mechanical Turk e Crowdflower para resolverem pequenas tarefas. Empresas listaram as tarefas que precisavam e, felizmente, uma força de trabalho temporária estava ali para realizá-las.

2. Escalabilidade da Nuvem: Ao invés de pagar por uma enorme quantidade de servidores dedicados, as startups aproveitaram-se de ferramentas elásticas como Amazon Web Services e Heroku. Estes serviços ajudam a otimizar os gastos e a lidar com demandas inesperadas e picos de tráfego, garantindo estabilidade e custos razoavelmente baixos por pouparem capacidade ociosa.

3. Softwares de Escritório e HelpDesk Online: O Google Apps teve um grande avanço em 2009 à medida que as empresas migraram da Microsoft para a nuvem. Muitas startups começaram a usar as ferramentas de colaboração em tempo real na nuvem para organizarem seus projetos, enquanto outras se viraram para sites de serviços do consumidor como Get Satisfaction e Zendesk para gerir reclamações.

4. Monetização Cada Vez Mais Cedo: Enquanto os consumidores se contentam com produtos gratuitos, os serviços premium precisam de um certo nível de competência para justificar o preço. Segundo o CEO da 37signals, Jason Fried, “a transação mais íntima entre as pessoas é o dinheiro”. Em outras palavras, se você colocar um preço no seu produto e os usuários pagarem por ele, você tem o seu feedback. De aplicativos pagos do iPhone até assinaturas de serviços de músicas, as empresas em 2009 tiveram o feedback que elas precisavam para descobrirem se seus produtos fizeram a cabeça dos consumidores.

5. A Web é o Centro das suas Relações Públicas: Desde o calmo CEO da Zappos Tony Hsieh e seu império no Twitter até o agitado Gary Vaynerchuk e seus podcasts chorões, os líderes das startups abriram os braços e se juntaram aos stakeholders. As comunidades não são construídas no piloto automático ou por um estagiário de marketing ghostwriter. Para aumentar o capital social, aprendemos que precisamos nos colocar lá fora e tratar nossa audiência como os seres inteligentes que são.

Estas são algumas coisas que acreditamos se consolidarão e se tornarão mainstream em 2010. E vocês? Façam suas apostas!

0 responses to “Startup Trends: O que se consolidará em 2010

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *