6 Dicas para Você Construir uma Navegação Coerente para seu Site

Ao construir um site, uma das maiores preocupações é a navegação. Uma abordagem mal concebida para a navegação do site irá confundir e frustrar os usuários e isto pode lhe custar alguns clientes/leitores/visitantes.

Uma grande parte deste desafio é que você nem sempre começa com muitos links, mas você pode adicionar mais depois que o site se desenvolver. Isso significa que o conceito de navegação original pode não funcionar tão bem como funcionava antigamente.

Para ajudá-lo a resolver estes problemas e evitar que outros ocorram, aqui vão seis dicas para você construir um site com uma navegação coerente.

1. Use bem as Cores

Certifique-se de que suas áreas de navegação sejam facilmente distinguíveis e/ou separadas por cores e tipo de conteúdo. Se tudo parecer se misturar – imagine o conteúdo e a barra de navegação um ao lado do outro sobre um fundo branco – vai parecer um pouco confuso. Uma barra de navegação confusa não é muito legal de usar.

2. Junte os Links Relacionados em Grupos

Para evitar a sobrecarga de links, considere ter várias barras de navegação separadas por grupos lógicos. Por exemplo, em um site que colaboro temos os links da base (home, blog, sobre) no topo, os links funcionais (dashboard, histórico de contas, configurações) ao lado e abaixo, e links de privacidade/legalidade abaixo. Isto lhe permite manter cada conjunto de links relativamente arrumado, e será mais fácil encontrar os links que você precisa.

3. Use Ícones para o Auxílio à Navegação

Esses ícones podem realmente dar vida à sua barra de navegação, tornando-a visualmente agradável e fácil de usar. O FamFamFam tem alguns ícones legais – e existem muito mais no Google se você quiser procurar mais.

4. Lide com a Hierarquia

Independente se você tem menus expansíveis que aparecem quando você navega em uma seção, menus pop-out que se revelam quando o cursos do mouse passa sobre eles, ou sub-páginas com links para mais páginas, tente ser coerente. Misturar muitos recursos pode resultar em uma confusão desenfreada.

5. Separe os Elementos Não-Navegáveis

Se a sua navegação estiver ficando muito movimentada, pode estar na hora de remover coisas como a caixa de busca da sua barra de navegação, assim como quaisquer outros recursos que interferem na navegação do site. Embora seja possível ter um site rápido e organizado ao condensar vários elementos essenciais para o cabeçalho e/ou barra lateral, isso não funciona tão bem se você adicionar vários links. Não se sinta na obrigação de utilizar cada bit de espaço livre. E não coloque anúncios no meio da navegação.

6. Torne-o Flexível

Se o design do seu site impossibilita a adição de novos links de navegação, não vai demorar a bater os limites do design. Sempre que possível, faça a prova de sustentação do seu site garantindo que o design seja o mais flexível possível. Uma barra de navegação horizontal não permite um grande alcance, e ela também pode envolver sobre linhas adicionais. Uma barra de navegação vertical não deve quebrar quando você acrescentar mais de 10 links nela. Se você estiver construindo pensando em um crescimento a longo prazo, você não terá dificuldades para acrescentar mais links depois.

Você tem alguma outra dica para a construção de uma navegação coerente para seu site?

0 responses to “6 Dicas para Você Construir uma Navegação Coerente para seu Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *