7 Serviços de Bancos de Dados Baseados na Nuvem

A Salesforce.com anunciou o Database.com, seu serviço de banco de dados relacional, em Dezembro. Desde então está claro que a Salesforce.com está longe de ser a única do mercado a oferecer um banco de dados independente hospedado na nuvem. Existem pelo menos quatro outros concorrentes, e outros estão por vir. E um deles é uma empresa muito familiar para a Salesforce.com: a Microsoft.

Embora exista a capacidade dos clientes em instalar o Oracle ou o MySQL em instâncias na nuvem por anos, todos esses serviços fornecem banco de dados projetados especificamente para a nuvem.

Em ordem alfabética inversa:

Xeround

A Xeround oferece o seu próprio serviço de banco de dados elástico no MySQL. Recentemente a empresa anunciou que seu serviço estará disponível nos data centers da Amazon Web Services na Europa e na América do Norte. Os clientes podem escolher a localização mais próxima.

Além de oferecer várias localizações geográficas, a Xeround anunciou que no decorrer do próximo ano vai começar a oferecer outros provedores de computação em nuvem como o GoGrid e o Rackspace. O banco de dados da Xeround é agnóstico, então os clientes poderão migrar livremente entre os provedores.

Microsoft SQL Azure Database

A Microsoft oferece o SQL Azure Database como um serviço independente.

Em uma pesquisa sobre o SQL Azure, a empresa de análise Forrester escreveu: “A maioria dos clientes declarou que o SQL Azure fornece uma plataforma de banco de dados em nuvem confiável para suportar vários aplicativos pequenos e de tamanho moderado, e também com outros requisitos de gerenciamento de dados, como o backup, recuperação, testes e colaboração.”

SimpleDB

A Amazon Web Services tem o seu próprio serviço de banco de dados NoSQL chamado SimpleDB.

O SimpleDB é muito, muito simples. Mas pode ser útil para os casos de uso básicos. É também gratuito para um uso mínimo.

Google AppEngine Data Store

O banco de dados em nuvem da Google, baseado no seu padrão BIGTable, oferece altíssima escalabilidade, mas sacrificando um pouco a flexibilidade da sua aplicação. Vale conhecer, é NoSQL.

Database.com

O Database.com é baseado na mesma tecnologia responsável pelo serviço de CRM do Salesforce.com. Isso significa que ele deve ser um banco de dados robusto e confiável. O Database.com ainda não está disponível, mas já foi testado durante a última década. Por essa razão já é digno de sua consideração.

ClearDB

Assim como o Database.com, o ClearDB oferece um banco de dados relacional hospedado.

CouchOne

O CouchOne, empresa patrocinadora da solução NoSQL chamada CouchDB, oferece um serviço de hospedagem CouchDB gratuito. O serviço ainda está em beta.

E você, recomenda algum serviço de banco de dados baseado em nuvem? O que acha destes?

 

0 responses to “7 Serviços de Bancos de Dados Baseados na Nuvem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *