70% das Empresas no Brasil Já Utilizam as Mídias Sociais

Isso mesmo, 70% das empresas no Brasil já estão no mercado de mídias sociais, segundo o último relatório liberado pela Deloitte, que você pode acessar aqui. O relatório levanta dados muito interessantes para quem trabalha com mídias sociais e também para aqueles que estão em busca de oportunidades no setor. Dentre as principais constatações também estão:

  • O setor que mais utiliza as mídias sociais hoje é o de serviços, correspondente a 38% das empresas que utilizam ferramentas;
  • Marketing representa 83% das iniciativas em mídias sociais, o que significa que os usos de CRM das mídias sociais ainda tem um grande potencial a ser explorado;
  • Redes Sociais e Microblogs tem a maior penetração, com 81% e 79% respectivamente;
  • 49% das empresas tem dificuldades de tempo na gestão das mídias sociais;
  • Quase 80% das empresas investem menos de 50 mil reais por ano em social media;
  • As métricas mais fortes para mensuração ainda são “Número de usuários, usuários ativos, visitantes ou visitantes recorrentes”, com 71% de presença, seguido por pageviews, com 63%, o que demonstra pouca capacidade de provar o retorno em mídias sociais das empresas brasileiras;

O relatório também lista 10 boas práticas para empresas que querem expandir sua atuação neste mercado. Confira algumas:

1. Conquistar o apoio dos executivos líderes da empresa para que a transformação cultural não encontre obstáculos nas diversas áreas da organização.
2. Ter disseminadores internos que ensinem as demais áreas da empresa os benefícios das mídias sociais para os negócios.
3. Começar a implantação das mídias sociais por pequenos passos. Primeiro, o monitoramento online, seguido de um piloto interno, da participação em conversas online e, finalmente, do lançamento de suas próprias iniciativas na rede.
4. Definir o objetivo central dessa estratégia e desmembrá-la em objetivos menores, definidos de acordo com o perfil de cliente e qual mídia social será utilizada. Entenda onde estão os seus clientes e defina qual forma de interação pode trazer mais benefícios em suporte ao cliente, promoções de venda, na captura de idéias, e outros processos. Esse exercício ajuda a definir métricas para o acompanhamento das atividades.
5. Possuir governança flexível, ou seja, um líder reconhecido internamente e uma equipe que possa crescer na medida em que a empresa se deparar com novas demandas. Também avalie se é necessário ter mais de um líder para essa iniciativa, alocado de acordo com as linhas de produto e tipos de mídias sociais usadas.

Estas e muitas outras informações podem ser encontradas no report completo, disponível para download no site da Deloitte. Vale a pena fazer o download.

0 responses to “70% das Empresas no Brasil Já Utilizam as Mídias Sociais

  1. Bacana o artigo — uma pergunta: quais serviços/métodos hoje monitoram BEM o Orkut? Ferramentas pra Facebook e Twitter temos aos montes, mas o Orkut é que pega…

  2. Não conheço nenhuma ferramenta bacana de monitoramento no mercado brasileiro. Para monitorar o orkut nunca vi nada realmente bom. Lá fora o mercado é mais maduro, mas aqui ainda engatinha. Estamos escrevendo sobre as ferramentas e em breve blogaremos sobre o assunto.

  3. Acho que o título do post está forçando a barra, não acha?

    Você sabe quantas “empresas” tem no Brasil?

    Aquela loja de calçados do lado da sua casa é uma empresa também.

  4. Você está disseminando uma informação errada!
    A pesquisa fala que 70% das empresas pesquisadas usam mídias sociais. No método relata que no estudo, 302 empresas foram pesquisadas. 10 buscadas pela Deloitte e o restante por conveniência, pelo site. Isto não pode ser replicado no Brasil, já que não tem validade amostral.

    Me assusta a replicação desta informação superestimando as mídias sociais. Ainda mais vendo as notícias recentes de que 33% da população brasileira tem acesso a Internet.

    No mais, tirando esta crítica, gostei do Blog.
    Bem interessante.

  5. Acho que o título do post está forçando a barra, não acha?

    Você sabe quantas “empresas” tem no Brasil?

    Aquela loja de calçados do lado da sua casa é uma empresa também.

  6. Você está disseminando uma informação errada!
    A pesquisa fala que 70% das empresas pesquisadas usam mídias sociais. No método relata que no estudo, 302 empresas foram pesquisadas. 10 buscadas pela Deloitte e o restante por conveniência, pelo site. Isto não pode ser replicado no Brasil, já que não tem validade amostral.

    Me assusta a replicação desta informação superestimando as mídias sociais. Ainda mais vendo as notícias recentes de que 33% da população brasileira tem acesso a Internet.

    No mais, tirando esta crítica, gostei do Blog.
    Bem interessante.

  7. Interessante os dados. Na verdade eles só corroboram outras pesquisas semelhantes que apontam o crescimento do uso das Mídias Sociais pelas empresas brasileiras, à exemplo do que já acontece na Europa e nos EUA. Mas a verdade é que ainda há muito a se fazer para tornar estes números numa realidade palpável. Nota-se que a amplitude do relatório não pode ser aplicada ao Brasil como um todo, com empresas atuando nas regiões Sul e Sudeste, onde o uso destas ferramentas é mais disseminado. Isto não desmerece a pesquisa, ao contrário, mostra o quanto os empresários brasileiros estão evoluindo. Só é preciso, agora, mais ímpeto dos profissionais e empresários de outras regiões para fazer o mesmo.

    Sigam-me no Twitter: twitter.com/abssyntho

  8. Interessante os dados. Na verdade eles só corroboram outras pesquisas semelhantes que apontam o crescimento do uso das Mídias Sociais pelas empresas brasileiras, à exemplo do que já acontece na Europa e nos EUA. Mas a verdade é que ainda há muito a se fazer para tornar estes números numa realidade palpável. Nota-se que a amplitude do relatório não pode ser aplicada ao Brasil como um todo, com empresas atuando nas regiões Sul e Sudeste, onde o uso destas ferramentas é mais disseminado. Isto não desmerece a pesquisa, ao contrário, mostra o quanto os empresários brasileiros estão evoluindo. Só é preciso, agora, mais ímpeto dos profissionais e empresários de outras regiões para fazer o mesmo.

    Sigam-me no Twitter: twitter.com/abssyntho

Deixe uma resposta para Helder Ribeiro Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *