A Apache Software Foundation Ameaça Deixar o Java

A batalha sobre o Java recentemente levou outro rumo quando a Apache Software Foundation anunciou seus planos de votar contra a aprovação do Java 7, a próxima versão da linguagem de programação. A notícia, juntamente com um incentivo para outros membros do Java Community Process (JCP) seguirem o exemplo, serve como uma ameaça para a Oracle, para forçar a empresa a cumprir com as formalidades necessárias para condizer com o projeto Apache Harmony.

A Apache Software Foundation (ASF) não foi capaz de certificar o Java já que a Oracle, que adquiriu a linguagem quando a empresa comprou a Sun Microsystems, não fornecerá os kits de teste disponíveis para as licenças adequadas. Como a ASF disse no seu anúncio, “A Oracle está violando suas obrigações contratuais, conforme estabelecido pelas regras da JCP ao somente oferecer a licença TCK que impõe termos e condições adicionais que não são compatíveis com o código aberto ou com licenças e software livre.”

Java: Propriedade da Oracle ou Software Livre?

A história deste conflito, na verdade, antecede a Oracle, já que a Sun também tinha essas licenças restritivas – algo que a Oracle protestou, aparentemente apenas até eles comprarem a empresa.

A ASF diz que vai “finalizar sua relação com a JCP se nossos direitos como executores das especificações Java não são respeitados pelo Comitê Executivo da JCP para os limites da capacidade da EC. A falta de fiscalização ativa, forte e clara desses direitos implica que os acordos da JSPA são inúteis, confirmando que as especificações da JCP não são nada mais do que documentação de propriedade.” E se a Apache Software Foundation correr com o Java, então é uma declaração clara de que o Java não é uma linguagem aberta.

Entre a ação de violação de patente que a Oracle entrou contra a Google sobre o Java, a recente decisão de colaboradores do OpenOffice.org de deixar o projeto, e agora o voto de desconfiança da Apache Software Foundation, a Oracle está perdendo rapidamente o apoio da comunidade open source, algo que pode ter um efeito cascata sobre os outros projetos de código aberto que estão sob controle da empresa.

0 responses to “A Apache Software Foundation Ameaça Deixar o Java

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *