A Evolução da Experiência do Usuário no Consumo de Notícias no iPad

Quando o iPad foi lançado em Abril do ano passado, as empresas veiculadoras de noticias foram as primeiras a criar aplicativos para o novo tablet. Já temos praticamente um ano de iPad e alguns dessas aplicativos mudaram dramaticamente a maneira que consumimos notícias. Mas não foram os aplicativos das mídias tradicionais. Foram dois aplicativos nativos do iPad que têm melhorado a nossa experiência do usuário no consumo de notícias: o Flipboard e o Newsy. Algumas empresas grandes de mídia tentaram ser revolucionárias, com menos sucesso. Por exemplo, o app The Daily do Rupert Murdoch, lançado em Fevereiro e denominado por ele de o “futuro do jornal.” Porém, sua experiência do usuário não surpreendeu, principalmente em comparação com o Flipboard.

Um dos principais atrativos de venda do iPad é o fato dele ser um dispositivo de consumo de conteúdo muito fácil de usar. E sua interface touchscreen também chama muita atenção. Com isso, o iPad inspirou os desenvolvedores na criação de aplicativos interativos visualmente atraentes. O uso do iPad é quase sempre prazeroso para este fim, ao contrário do PC e, às vezes, dos pequenos smartphones.

O que Faz o Flipboard ser Melhor?

O Flipboard foi um dos primeiros apps a tirar vantagem da funcionalidade única do iPad. Considerado uma “revista social,” o Flipboard permite que o usuário navegue pelas notícias e conteúdos utilizando uma interface do usuário sofisticada e de fácil utilização. Na verdade, no começo do mês passado o Flipboard atualizou sua UI para uma versão ainda mais rápida.

São duas coisas que dão destaque ao Flipboard em relação aos aplicativos das empresas tradicionais, como os apps do The New York Times e do Washington Post. A primeira é o simples fato de que é muito mais prazeroso ler as notícias na interface rápida e atraente do Flipboard. A segunda é a capacidade de personalização do Flipboard, através do conteúdo de toda WEB – feeds RSS, Twitter, Facebook, Flickr e em breve do Instagram. A facilidade de compartilhamento do conteúdo também é outra vantagem.

O Newsy tem Conteúdo Melhor que o The Daily?

O Newsy é outro aplicativo do iPad que vem impressionando com sua experiência do usuário. Ele oferece uma apresentação em vídeo de 2 a 3 minutos e a exibe em sua interface do usuário bastante atraente. Você navega entre as categorias até encontrar uma que o atraia.

O Newsy é inovador principalmente pela sua abordagem atual com o conteúdo. Ele analisa as notícias oferecendo contexto com uma série de fontes externas de notícias – incluindo blogs do segmento e também as grandes empresas estabilizadas de mídia. Cada clipe de notícias tem duração de 2 a 3 minutos, então é otimizado para um dispositivo como o iPad.

Podemos dizer que o Newsy está fazendo o que a empresa do Rupert Murdoch tentou fazer com o seu aplicativo para o iPad, o The Daily. Claro que é um pouco diferente pelo fato do Newsy focar em vídeos e o The Daily em textos. Mas de uma perspectiva de conteúdo, o app The Daily tem dois problemas: a falta de escolha para o consumidor e a maneira um pouco sem graça em que o conteúdo é oferecido. Em comparação, o Newy vai além de tudo isso com links de fontes externas (muitas opções) e as apresentações em vídeo muito legais.

O Que As Grandes Empresas de Mídia Podem Aprender com o Flipboard e com o Newsy

Uma crítica do Flipboard e do Newsy é que eles parecem estar atendendo a períodos curtos de atenção. Tanto o Flipboard como o Newsy enfatizam a facilidade da seleção de conteúdo. Será que isso está diminuindo a nossa capacidade de concentração em conteúdos com mais informações? Possivelmente, mas o “problema” com os dois aplicativos é que eles fazem isso de forma muito divertida.

Apesar disso, o Flipboard e o Newsy têm muito a ensinar às mídias tradicionais. Os aplicativos de notícias do iPad devem oferecer uma experiência prazerosa (a UI, o design visual, a utilização de multimídia), ser altamente personalizável, oferecer opções externas de conteúdo, facilitar o compartilhamento de conteúdo e facilitar o consumo do mesmo. Muitos aplicativos de mídias tradicionais do iPad são visualmente atraentes e pelo menos um pouco interativos – por exemplo os aplicativos do The New York Times, Washington Post e da CNN – mas por outro lado, as grandes empresas de mídia tem muito o que melhorar para alcançar os outros apps.

O que você acha da experiência do usuário do Flipboard, do Newsy e de outros aplicativos do iPad?

0 responses to “A Evolução da Experiência do Usuário no Consumo de Notícias no iPad

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *