A Febre dos Groupons Brasileiros

No dia 30 de março deste ano, anunciamos por aqui o nascimento do Peixe Urbano, uma startup de compras coletivas com modelo parecido com o Groupon, o “inventor” e líder global do segmento.

Para quem não conhece o modelo de compras coletivas do Groupon, funciona da seguinte maneira:

  • O usuário se cadastra e informa sua cidade.
  • Ele passa a receber diáriamente informações sobre descontos na sua cidade (em geral superiores a 50%);
  • Caso um número definido de compradores na cidade seja atingido, os descontos passam a valer;
  • Caso seja fechado um grupo de compras o groupon recebe uma comissão sobre as vendas efetivadas.

De lá pra cá várias novidades surgiram e no dia 13 de Abril de 2010, o Groupon recebeu um grande aporte de capital com um valuation de aproximadamente  1.2 bilhões de dólares. Nos EUA, o fenômeno Groupon atingiu 3 milhões de usuários, desde Novembro de 2008. Desde então começaram a surgir modelos parecidos em todo o mundo, como aborda o Techcrunch neste artigo. Já existe até script open source para quem quiser montar seu próprio Groupon.

Então começaram a surgir várias versões localizadas para o Brasil, criando o que se tornou provavelmente uma das maiores corridas pelo ouro da internet brasileira. Até a data deste post, já mapeamos 5 empresas tentando ocupar este posto no mercado local. Sim, em apenas 45 dias  apareceram 5 concorrentes e pelo visto o brasileiro está gostando bastante de poder comprar coletivamente. Saiba quem são os players deste mercado:

Peixe Urbano: A empresa trouxe o modelo para o Brasil e já está atuando no Rio de Janeiro e também em São Paulo. A empresa conseguiu ampla cobertura na mídia local e também internacional. Aparentemente está bem estruturada para expandir sua atuação para outras cidades. O Peixe Urbano utiliza PagSeguro para efetuar transações. No momento em que este post foi escrito (segunda feira, 11/05), a oferta do dia tinha sido vendida 413 vezes, faltando 4 horas para expirar. O serviço utiliza o serviço PagSeguro (UOL) para processar as vendas.

ClickOn: Disponível apenas em São Paulo, aparentemente ainda possui um baixo volume de vendas, pois na data analisada, faltando 5 horas para a oferta expirar, apenas 2 vendas haviam sido feitas. O serviço utiliza o serviço Pagamento  Digital (do Buscapé) para processar transações.

CityBest -Atuando apenas em Belo Horizonte, a empresa possui um modelo levemente diferente dos demais pois cobra por cupon emitido. O cupon deve ser apresentado no fornecedor do serviço adquirido e o pagamento total da oferta é feito por lá. As promoções em geral duram mais de 24 horas e são feitas pelo Pagseguro.

Wego: Atuando apenas em São Paulo, a Wego aparentemente vende bem e possui ofertas bastante atrativas. Na data do teste a Wego tinha vendido 48 cupons do produto, faltando 4 horas para a oferta expirar. O serviço utiliza Pagseguro para processar pagamentos.

Coletivar: O serviço ainda não está em operação, mas já colocou no ar uma apresentação sobre como funciona (sim, é igual aos demais). Aparentemente a empresa utilizará meios de pagamento próprios, garantindo assim menos problemas com eventuais estornos e cancelamentos de compras.

Perspectivas Para o Mercado

Recentemente o Groupon iniciou uma iniciativa de expansão, adquirindo o líder do mercado europeu, a CityDeal. O mercado brasileiro, já conta com vários players, e acreditamos que o sucesso das startups será bastante vinculado a sua capacidade de expandir rápido e levantar capital. Em um cenário super competitivo, quem atender melhor a demanda e conseguir  mais visibilidade e/ou investimento, tem boas chances de levar o mercado para outro nível e despontar como líder. Estamos curiosos e queremos saber: Na sua opinião, qual destas startups tem a maior chance de ser o nosso líder em compras coletivas? Será que uma delas vai entrar no mapa de aquisições do gigante americano?

0 responses to “A Febre dos Groupons Brasileiros

  1. Desses sites o meu preferido é o clickon aparenta ter uma bela estrutura além do aporte de 17 milhões.
    Uma oferta deles chegou a ter mais de 800 compradores em pouco tempo já alcançaram grande número de usuários.

  2. Desses sites o meu preferido é o clickon aparenta ter uma bela estrutura além do aporte de 17 milhões.
    Uma oferta deles chegou a ter mais de 800 compradores em pouco tempo já alcançaram grande número de usuários.

  3. Com certeza o melhor será o http://www.clubeurbano.com.br

    São do mesmo grupo do Groupon e com uma estruta desse tamanho para dar suporte, em pouco tempo serão lideres de mercado.

    Eles estao apenas começando, ainda não tem muitas ofertas, mas tenho certeza que em pouco tempo aparecerá muita coisa boa.

    Eu já me inscrevi só pra garantir.

  4. Com certeza o melhor será o http://www.clubeurbano.com.br

    São do mesmo grupo do Groupon e com uma estruta desse tamanho para dar suporte, em pouco tempo serão lideres de mercado.

    Eles estao apenas começando, ainda não tem muitas ofertas, mas tenho certeza que em pouco tempo aparecerá muita coisa boa.

    Eu já me inscrevi só pra garantir.

  5. Olá Pessoal !
    Tá vindo aí o “sampadescontos”….super legal e com várias promoções ao mesmo tempo num só lugar…em 3 clics seu cupom está na mão.
    Você recebe o cupom por SMS e Paga na loja.
    um novo conceito.

  6. Olá Pessoal !
    Tá vindo aí o “sampadescontos”….super legal e com várias promoções ao mesmo tempo num só lugar…em 3 clics seu cupom está na mão.
    Você recebe o cupom por SMS e Paga na loja.
    um novo conceito.

  7. Não sei direito como funciona, pois em Minas ainda não tem, pelo menos foi o que li e entendi, mas gostaria que tivesse, moro em Ipatinga, Minas Gerais. Preciso urgente de um netbook, gentileza providenciar o mais rapido possivel.

  8. acho que estes sites de compras deveriam salacionar mais as empresas que fazem convenios pois compramos o cupom e na hora de ser atendido não contamos com respeito o atendimento é péssimo nos tratam como se estivessam fazendo o maior favor do mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *