E O Conteúdo das Comunidades do Orkut Agora Está Nos Resultados De Busca!

Todos sabem que o carro chefe da Google é a busca, e mesmo que no Google Apps tenhamos acesso a vários serviços, a renda da gigante da internet depende da busca e dos anúncios relacionados a ela. Agora a empresa dá outro passo, a partir dessa semana o conteúdo de sua rede social, o Orkut, passa a ser indexado pela Google. Os donos de comunidades do Orkut já devem ter percebido a mensagem que aparece acima das comunidades que são donos:

“Ei, proprietário! Seu conteúdo da comunidade agora é indexado pelo Google, para que as pessoas o vejam em seus resultados de pesquisa quando procurarem por conteúdo relacionado”

Segundo um post no blog oficial da rede social, agora o conteúdo das comunidades do Orkut será compartilhado com o mundo inteiro. Qualquer usuário da web poderá encontrar conteúdo das comunidades utilizando motores de busca como o da Google. “Se sua comunidade não é privada, qualquer pessoa pode descobrir as discussões incríveis que estão acontecendo dentro da sua comunidade nos resultados de busca por tópicos relacionados de seu interesse.

A empresa afirma que se você não deseja compartilhar o conteúdo de sua comunidade basta colocá-la como privada (conteúdo visível apenas por membros), dessa maneira somente a descrição será exposta. Caso sua comunidade seja pública (conteúdo visível para todos os usuários), a descrição e os tópicos serão expostos. Para os usuários, a Google disse que não há motivo para preocupação, já que nenhuma foto ou nome será exposto para os não-usuários.

Este foi mais um passo na guerra social brasileira, já que o Facebook já fornecia esse recurso a algum tempo. Abaixo segue uma screenshot da busca “odeio acordar cedo,” note que a comunidade do Orkut já aparece e, logo abaixo um resultado do Facebook, e se você realizar este teste verá que o Twitter também aparece mais abaixo ainda.

Quando este post foi escrito existiam aproximadamente 121.000 páginas indexadas do site orkut.com e 23.200 páginas indexadas do orkut.com.br.

Hoje em dia não gosto muito da rede social da Google, mas antigamente sempre encontrava no Orkut o que precisava (notícias, informações, tutoriais, arquivos, etc), e mesmo com algum trabalho alcançava o conteúdo desejado. Claro que depois crescimento dos blogs e da “popularização” do Twitter, muito deste conteúdo perdeu sua importância, mas com este novo recurso pode ser que as coisas mudem.

Mas uma coisa me veio em mente assim que vi a notícia, como é (ou será) a classificação do conteúdo do Orkut na busca orgânica? Será que os profissionais de SEO terão que repensar suas estratégias? Será que o Orkut vai virar uma ferramenta importante na otimização de sites para busca?

0 responses to “E O Conteúdo das Comunidades do Orkut Agora Está Nos Resultados De Busca!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *