A Google Juntando as Peças para um Novo SO, Chrome OS Será a Próxima Vítma

No Mobile World Congress, realizado na semana passada em Barcelona, o ex- CEO da Google e atual executivo Eric Schmidt revelou o futuro do sistema operacional móvel Android. Atualmente existem duas versões distintas do Android: o Android 2.3 para smartphones, chamado “Gingerbread,” e uma versão mais recente e otimizada para tablets do Android 3.0 chamada “Honeycomb.” Eric disse que o próximo lançamento Android será a combinação das duas versões.

A Confusão do Android

A próxima versão do Android pode ser chamada de “Ice Cream” ou talvez “Ice Cream Sandwich,” mas Eric não confirmou o nome. Ele disse apenas que o nome começaria com a letra “I” e que seria o nome de uma sobremesa.

Ele soltou a informação durante a sessão de perguntas e respostas no final do anúncio. Um membro da audiência pediu esclarecimentos sobre as muitas variações dos sistemas operacionais da Google – não só do Android, mas também do Chrome OS, o sistema operacional da Google baseado no navegador.

“Peço desculpas pela confusão,” disse Eric em resposta à pergunta. Ele culpou a velocidade de inovação da Google por ter causado a situação – equipes diferentes trabalhavam em versões diferentes desses sistemas operacionais ao mesmo tempo.

O Chrome OS Também vai “Fundir” com o Android, diz Eric Schmidt

Depois de responder que as duas versões atuais do Android seriam unidas na criação de uma nova, Eric também mencionou que o Chrome OS acabaria sendo mesclado com o Android também.

Ao explicar as diferenças entre o Android e o Chrome OS, Eric disse: “O Chrome OS não tem relação com os smartphones. O Chrome OS é para netbooks e PCs.” Mas, Eric continuou. “com o tempo vamos trabalhar na união entre eles.”

Se a Google vai ou não ser capaz de realizar tal façanha, não sabemos, mas é interessante ver que a visão da empresa é ter apenas um sistema operacional para todos os dispositivos – desktops, notebooks, netbooks, tablets, TVs, smartphones e mais.

Detalhes do Ice Cream

O que podemos esperar das versões combinadas do Gingerbread e Honeycomb? De acordo com uma entrevista do diretor de engenharia da Google Dave Burke para a PhoneScoop, o Ice Cream levará a barra de ações do Honeycomb para o Gingerbread. Esta é a barra que traz os botões específicos contextuais dos apps para o topo da tela.

Dave também disse que a barra de sistema do Honeycomb (a barra da parte inferior) pode não ser disponibilizada para os smartphones, continuando apenas para os tablets. Mas, o visual no estilo holograma do Honeycomb deve ir para o Ice Cream, assim como a funcionalidade de trocas de apps multitarefa.

 

0 responses to “A Google Juntando as Peças para um Novo SO, Chrome OS Será a Próxima Vítma

  1. Isso ta me parecendo o Linux e suas distribuições…. Nada contra o Linux, alias é minha plataforma padrão… Mas tem horas que é uma zona… Isso ninguém pode negar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *