A Guerra Social Brasileira: Orkut Persiste, mas o Facebook Avança sem Medo

O Orkut, a rede social da Google, agora oficialmente não domina nenhum outro território além do Brasil, mas continua a sofrer ataques do Facebook. De acordo com os novos dados da comScore, o Orkut continua muito à frente do Facebook aqui, com 36 milhões de visitantes únicos no mês passado. O Facebook é apenas a terceira rede social mais popular por aqui, mas está crescendo rapidamente e agora já atrai 9 milhões de visitantes por mês – comparados aos 1,5 milhões do ano passado. A segunda maior rede social no território tupiniquim é o Windows Live, com 12,5 milhões de visitantes (leia-se MSN Messenger).

Mesmo que a taxa de crescimento do Facebook seja maior que a do Orkut, o site da Google continua muito à frente de seus concorrentes. Os visitantes do site também gastam muito mais tempo no site do que os usuários de qualquer outra rede social daqui. A média do usuário do Orkut é de 275,8 minutos gastos no site no mês de Agosto, enquanto no Facebook a media de tempo gasto do usuário é de 29,3 minutos. Embora o Windows Live seja popular por aqui, o usuário gasta apenas uma média de 5,5 minutos no site e só o visita 3,7 vezes por mês (a média de visitas do usuário do Orkut é de pelo menos uma por dia).

É interessante notar também que a metodologia da Comscore exclui tráfego de computadores públicos como das Lan Houses, o que pode ser um indicativo que o Orkut ainda é maior do que parece nos resultados.

E o Twitter no Brasil tem a Maior Taxa de Penetração do Mundo

O Twitter é a quarta rede social mais popular no Brasil, com cerca de 8,6 milhões de visitantes em Agosto. O serviço atinge cerca de 23% da população brasileira online. Segundo a comScore esta é a maior penetração do Twitter em todo o mundo. O Twitter é mais popular entre os usuários mais novos (15 a 24 anos), enquanto a popularidade do Facebook aqui no Brasil é maior entre os usuários mais velhos que 25 anos.

Também vale lembrar a popularidade do relativamente novo site de perguntas e respostas formspring.me aqui no Brasil. O serviço recebe cerca de 3,6 milhões de visitas por mês – o que o torna a quinta rede social mais popular por aqui.

Será que o Orkut vai Conseguir Continuar na Liderança?

O mercado brasileiro das redes sociais é um pouco diversificado do resto do mundo, devido a enorme popularidade do Orkut, mas com esse crescimento do Facebook, veremos se o Orkut conseguirá se manter no topo por muito tempo. Se continuar com o desenvolvimento na velocidade atual, provavelmente não. E você, acredita que o Google abandonou o Orkut ou ainda tem esperanças de uma reviravolta nesta história?

0 responses to “A Guerra Social Brasileira: Orkut Persiste, mas o Facebook Avança sem Medo

  1. O Orkut é bem mais trabalhado que o Facebook. A diferença é que o Google não apostou muito nele, pois não sabia que esse seria um mercado tão promissor.
    O Facebook é muito rústico, e apenas reúne um monte de informação de uma forma aparentemente organizada;
    O Orkut proporciona o verdadeiro relacionamento entre verdadeiros amigos.
    Esperemos que a Google dê valor ao incrível projeto que é o Orkut.com (que atualmente é continuado pelo Google Brasil)…
    É frustrante ver que só na versão brasileira do buscador apareça o link do Orkut.
    pelo que fiquei sabendo o Google Me será a rede social do futuro… As pessoas serão tentadas a fazer um perfil na rede antes do lançamento, e quando forem conferir… Será uma incrível rede baseada no Orkut!
    Orkut Buyukkokten está trabalhando no Google Me também!
    O Google tem que admitir que o Orkut tem seu charme, e vai investir pesado no marketing desse verdadeiro “Novo Orkut”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *