A Insana Realidade de uma Startup em 20 Infográficos

Ok, “insana” talvez não seja o adjetivo mais apropriado para caracterizar tudo o que envolve a criação de uma startup. Aliás, se existe algo que aprendemos com o recente projeto do Buscapé, é que tem muita, mas mesmo muita gente apostando no desenvolvimento de idéias de altíssima qualidade, na expectativa de se tornar na “next big thing”.

Mas a realidade é bem mais complexa do que ter uma excelente idéia. Existe todo um conjunto de situações, obstáculos, necessidades, expertises, exigências e desafios que chegam a desmotivar muita gente, e que requerem uma tal dose de sacrificio e dedicação, que chega quase a ser obsessiva.

Assim, em homenagem a esses “loucos”, sem os quais o mundo seria bem menos interessante, resolvemos pesquisar os arquivos do Visual Loop para trazer algumas dicas e derrubar alguns mitos sobre o panorama das startups. E, embora a maioria destes infográficos ilustrarem a realidade norte-americana, com certeza trazem informações pertinentes para quem pretende embarcar na aventura do empreendedorismo tecnológico.

O Cenário
Antes de tudo, é importante refletir sobre a conjectura, seja ela nacional ou internacional, do mercado de Startups. E, nesta sociedade conectada, cada vez mais global, é fundamental entender as tendências, tanto aqui como lá fora.

O Mapa Mundial das Startups [Interactivo]


(via)

O Mapa das Startups Brasileiras [Interactivo]


(via)

Os Paises mais eficientes para o seu negócio [Interactivo]

O Novo Ecossistema das Startups


(via)

Seattle: Berço de Startups


(via)

A Realidade
Afinal, o que significa ter uma startup? Quais os desafios? Quais as dificuldades que provavelmente encontrará no seu percurso? E quais os cases de sucesso, e, sobretudo de insucesso? Algumas visualizações sobre estas questões:


Startups: Fantasia vs Realidade

Anatomia de uma Startup


(via)

Que Startups estão realmente ganhando dinheiro?


(via)

Os maiores fracassos


(via)

Dicas fundamentais
Você conversou com algumas pessoas sobre a sua idéia, e o feedback foi ótimo. E está decidido: você vai lançar a sua startup?Mas…por onde começar? Existe alguma receita para o sucesso?

Ingredientes de uma Startup de Sucesso


(via)

O Ciclo de Vida de uma Startup


(via)

Lançando a sua Startup em 16 passos


(via)

Sócios, ou nem por isso? Qual o formato ideal para a sua ideia?


(via)

O Modelo de Negócios inicial


(via)

Ferramentas Indispensáveis


(via)

E onde está a grana???
A pergunta que todos faze: onde buscar o financiamento para garantir os primeiros meses de atividade? Como encontrar um investidor, seja ele um sócio ou um fundo de investimento? Esta é uma questão que está intimimente ligada à cultura empresarial de cada pais, , embora o Brasil seja reconhecido internacionalmente pela sua veia empreendedora, a verdade é que ainda são escassas as oportunidades como a que o Buscapé lançou.

Qual a estratégia ideal para obter financiamento.


(via)

O Estado atual do Capital de Risco (saiba mais sobre Venture Capital)


(via)

Os VC’s mais respeitados


(via)

Quem consegue investidores?


(via)

O Efeito TechCrunch


(via)

Ter o seu próprio negócio é um sonho compartilhado por muita gente. Esperamos que os incentivos para projetos crediveis, assentes em modelos de negócio coerentes, e com potencial de crescimento sustentado continue a crescer no Brasil, porque a verdade é só uma: tem muita coisa boa sendo feita no nosso pais. E só falta aquele empurrãozinho inicial…

Como sempre, fica o convite para compartilhar algum outro recurso sobre este assunto, nos comentários!

0 responses to “A Insana Realidade de uma Startup em 20 Infográficos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *