A Nuvem está Mudando a Indústria dos Jogos

De acordo com um relatório de análise de downloads de jogos de PC, durante os primeiros seis meses de 2010, mais compras de jogos foram feitas online por downloads digitais do que nas lojas físicas.

Essa é a primeira vez que os downloads digitais foram maioria das vendas totais de jogos para PC. E apesar da quantidade maior de dólares que as vendas de varejo dão, é simplesmente pelo fato de que os jogos vêm com a mídia de CD ou DVD e nas caixas para a venda por um preço superior.

Mas, no geral, as vendas de jogos tanto por download ou pelos jogos físicos caíram 21%, sendo que as vendas unitárias caíram 14% em relação ao mesmo período do ano passado.

Alguns acham que o futuro dos jogos de PC está incerto, mas está claro que os games estão longe de seu declínio, como um estudo feito em Agosto da Nielsen demonstrou, mostrando que 25% do nosso tempo online é gasto com games. Esse estudo também constatou que os sites de download digital como o Steam continuam a captar uma crescente parcela de mercado.

Gaming-como-Serviço

Mas até os downloads digitais enfrentam concorrência das opções de jogos online baseados em navegadores e os somente online. Por exemplo, a plataforma de jogos com computação em nuvem OnLive lançada em Junho, e é apenas uma das várias plataformas que oferece vídeos de gameplay sem ter que baixar o software ou se preocupar com requisitos de hardware.

E enquanto o acesso ao Assassin’s Creed (por exemplo) continua a ser um impasse para essas plataformas, o aumento de jogos sociais também está mudando não só o método de entrega, mas também o conteúdo do que se conta como jogo.

E enquanto empresas como a OnLive estão prometendo um drible nos requisitos de hardware robustos, pode ser que isso também libera os jogos (e os desenvolvedores de jogos) dos requisitos dos intensivos gráficos 3D.

0 responses to “A Nuvem está Mudando a Indústria dos Jogos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *