A Obsessão por Velocidade da Google Chega ao Servidor

Já tem um tempo que a Google tem demonstrado sua obsessão com a aceleração da web. Os esforços mais recentes da empresa para este objetivo incluem o Google Instant para a aceleração da busca, a ferramenta Page Speed para desenvolvedores e webmasters e o tímido protocolo SPDY, que aumenta o padrão HTTP.

Ontem a Google adicionou mais um componente de velocidade, o mod_pagespeed, um novo módulo para o Apache, o servidor open source que roda na maioria dos sites do mundo. Este novo módulo inclui mais de 15 otimizações que podem reduzir o tempo de carregamento da página em até 50%.

Enquanto a maioria das pequenas empresas e usuários de internet com sites pessoais não têm acesso às suas configurações de servidores low-level, é provável que muitos provedores de hospedagem integrem esse recurso, isso se ele realmente for tão útil quanto a Google alega ser. A Google já está trabalhando com provedores de hospedagem como o Go Daddy para trazer essas otimizações para seus clientes. A Cotendo, uma popular rede de distribuição de conteúdo, também planeja implementar esse novo módulo. Entre outras coisas, o mod_pagespeed otimiza o caching, minimiza o tamanho da carga útil e reduz o número de idas e voltas do cliente-servidor.

É claro que existem razões corporativas por trás da obsessão da Google com velocidade. Afinal, se as páginas carregam mais rápido, mais usuários da internet estão propensos a ver mais anúncios da Google e pesquisas recentes mostram que as pessoas tendem a simplesmente seguir em frente se o seu site não carrega dentro de 2 segundos.

Parece legal! Em breve instalaremos o mod_pagespeed aqui no @rwwbr e postamos os resultados aqui para vocês! Se fizer o mesmo no seu site, não deixe de postar um tutorial ou comentar aqui sobre o aumento de performance!

0 responses to “A Obsessão por Velocidade da Google Chega ao Servidor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *