W3C Trabalhando Duro: Aplicativos Web com Push Notifications em Breve

Os alertas e notificações em tempo real são um poderoso recurso que está cada vez mais sendo incorporado nos aplicativos, e a adição delas pode fazer uma grande diferença na experiência do usuário e no desempenho das pessoas que trabalham com aplicativos.

Infelizmente não existe uma forma padrão de codificar facilmente essas notificações nas plataformas e há pouco apoio para os apps que almejam o envio de notificações aos seus usuários. Isso tem sido uma das vantagens que os aplicativos desktop tiveram em relação aos web apps. Mas isso pode mudar.

A organização internacional de padrões da web, a W3C, decidiu abordar o assunto com a recente formação de um novo Web Notification Working Group (Grupo de Trabalho de Notificações Web). Esse Working Group está desenvolvendo uma maneira padrão para os desenvolvedores web notificarem os usuários de um evento em uma página quando eles não estão nela. Isso pode ser importante para tornar os aplicativos web tão poderosos como os aplicativos nativos desktop ou mobile.

O grupo publicou uma Editor’s Draft, uma especificação provisória do editor que, por sinal, e é uma boa leitura. As possíveis implementações podem ser fundamentais para novos recursos em aplicativos web que iremos usar e construir num futuro próximo.

Quer um cliente web do Twitter com mensagens pop-up de desktop? Um aplicativo bancário baseado na web com alertas push para dispositivos móveis? Há muitas possibilidades quando você imagina p mashup das vantagens da web com uma cross-platform padrão para APIs de notificação.

O que está Incluído

O documento tem o objetivo de definir “as APIs para gerar notificações para alertar aos usuários fora da página.” Os tipos de notificações discutidas incluem notificações do ambiente, interativas e persistentes, entregues pelas plataformas para a tela do usuário pelo Growl, para uma aplicação ou para dispositivos móveis. Você que é um geek como muitos de nós vai gostar disso também.

Os alertas como estes geralmente só são possíveis para aplicativos desktops. Michael Richardson, engenheiro da Urban Airship, uma empresa que faz de notificações móveis de mídias ricas um serviço para desenvolvedores, falou sobre isso:

“Qualquer pessoa familiar com o OS X e com o Growl tem usado serviços como este por um tempo. Uma coisa que falta nos sistemas de notificações modernos de desktop é um padrão que permite uma melhor comunicação entre os aplicativos web e os usuários em seus computadores. Antigamente, o único método era por email, o que é muito ruim. Este será um grande passo na direção da promoção de aplicativos web como cidadãos de primeira classe.”

A especificação provisória da W3C fala de um botão de “soneca” para os avisos, de notificações de dispositivos externos e de “contextos de execução simultânea (como um aplicativo de email multi-abas) para entregar as notificações sem criar notificações duplicadas.” Para Aplicativos web!

Behind the Scenes

O Working Group está previsto para funcionar até o final de Janeiro de 2012 e é presidido por um engenheiro holandês de 23 anos do Opera chamado Anne van Kesteren (@annevk). As especificações provisórias foram editadas por John Gregg, um engenheiro de software ex-Microsoft  e agora na Google que liderou o desenvolvimento da API de notificações de desktop Webkit que o Chrome recentemente disponibilizou para desenvolvedores. Uma discussão do padrão das notificações web ocorrerá numa lista de email pública em qualquer momento.

Estamos ansiosos para acompanhar isso; esse pode ser um grupo-chave na construção de uma base para as futuras interfaces do usuário na web em tempo-real.

0 responses to “W3C Trabalhando Duro: Aplicativos Web com Push Notifications em Breve

  1. Pingback: Tecnocrata Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *