A Web Móvel ainda Desaponta

Um estudo independente realizado pela Equation Research revela que o consumidor está desapontado com o desempenho da web dos mobiles. Apesar da proliferação dos smartphones e seus modernos navegadores, grande parte dos seus usuários encontraram problemas para acessar a web em seus aparelhos móveis. O principal problema é a velocidade de alguns sites, que frustram os usuários ao ponto de nunca retornarem aos que demoram muito para carregar.

O estudo foi encomendado pela Gomez, Inc, uma empresa que ajuda organizações a otimizar o desempenho da Internet e de aplicativos móveis. Claro que o estudo é altamente questionável, já que é de interesse daquela empresa fazer com que a web dos mobiles pareça pior do que realmente é.

Segundo o estudo, grande parte dos usuários esperavam que a web móvel seria tão rápida quanto, quase tão rápida ou até mais rápida que a web do PC. Enquanto sabemos que este não será o caso, a Internet de banda larga de casa ou do trabalho geralmente é muito mais rápida do que o acesso oferecido para mobiles, ainda há o sentimento por parte dos usuários de querer sua internet móvel cada vez mais rápida. Esperar um site pesado carregar em um mobile nos lembra dos dolorosos dias da conexão discada. Dá a sensação de regresso no tempo, como se tivesse algo errado com o site.

Quando deparam com esses sites mais pesados, metade dos usuários afirmaram estarem dispostos a esperarem até 10 segundos, mais do que isso os fazem desistir para talvez nunca voltar, 61% afirma ainda que é improvavel tentar acessar o mesmo site novamente pelo seu mobile enquanto 40% disse que procuraria um site que oferecesse o mesmo serviço, o concorrente.

Enquanto velocidade baixa é o principal problema, com 73% de pessoas insatisfeitas, outros problemas ressaltados foram; sites instáveis com design fraco, que nem sempre estavam no ar. 51% reclamaram que o site teve algum problema, travou ou apareceram mensagens de erro, e outros 48% afirmaram dificuldade na leitura por culpa do formato da página. 60% dos usuários reportaram ter um ou mais problemas acessando sites de seus mobiles.

Não Estar Presente na Web dos Mobiles é Ruim Para os Negócios

Para os negócios com presença na web, o resultado da pesquisa demonstra as consequências em ignorar a web móvel. Há mais pessoas utilizando a web nos celulares do que nunca, cerca de 56,9 milhões, de acordo com Nielsen em julho deste ano.

O universo da pesquisa foi relativamente pequeno (1001 pessoas) e a empresa responsável quer vender serviços de otimização na web. Qualquer pessoa que passou um bom tempo se aventurando pela web móvel sabe que ela está somente no começo. Muitos sites são lentos, não estão adequados ao formato, e é frustrante quando se encontra algum, pois geralmente não é nada parecido com sua versão “normal”. Os empreendedores precisam perceber que para competir com a próxima geração de usuários de Internet, será necessário, além da presença na web, a presença na web mobile.

0 responses to “A Web Móvel ainda Desaponta

  1. Pingback: Anônimo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *