A Wikimedia Foundation Usa o OpenStack para Construir uma Infra-Estrutura em Nuvem

Ryan Lane, um engenheiro de operações da Wikimedia Foundation, escreveu um artigo em seu blog sobre como ele está usando o OpenStack para construir uma infra-estrutura em nuvem para testes e desenvolvimento. A OpenStack é a iniciativa open-source que fornece uma infra-estrutura para a construção de ambientes em nuvem.

Ryan quer uma infra-estrutura que não dependa de operações para gerenciar as contas dos usuários, máquinas virtuais, as entradas de DNS ou até os endereços de IP. Ele também quer um ambiente em que os desenvolvedores possam adicionar uma infra-estrutura adicional sem suporte de operações. Parece ser bom demais para ser verdade, não? Mas parece que Ryan tem tudo sob controle.

Aqui está o que Ryan já adiantou sobre seu stack. Ele usa:

  • OpenStack como a tecnologia de virtualização
  • PowerDNS com um servidor LDAP para as entradas DNS
  • Puppet com um servidor LDAP para os nodes puppet
  • MediaWiki como um gerenciador de máquinas virtuais

Usar o MediaWiki como um gerenciador de máquinas virtuais é bastante interessante. Ryan escreveu uma extensão, OpenStackManager, especificamente para isso. Ele também escreveu uma extensão LDAP Authentication que também está sendo trabalhada nesta pilha.

Será que isso é um sinal de um stack que está por vir para a nuvem em 2011? O que vocês acham? Será que o OpenStack vai cumprir o prometido e teremos uma tecnologia coerente e competitiva com a boa e velha AWS. Veremos mais clouds privadas em 2011? Queremos saber!

0 responses to “A Wikimedia Foundation Usa o OpenStack para Construir uma Infra-Estrutura em Nuvem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *