Agora é a Vez do Apontador Abrir sua API

O Apontador, empresa da LBS Local, abriu a API da sua plataforma para que desenvolvedores possam aproveitar das suas informações e mapas para criar em cima da atmosfera de seu produto. A empresa, assim como todas deveriam fazer, procura inovação: “A gente não consegue inovar sozinho. Temos umas 500 ideias, mas não conseguimos executar todas,” disse o diretor do Apontador, Rafael Siqueira. Inicialmente o uso da API será gratuito, mas caso haja muita procura, ou seja, sua atmosfera de desenvolvedores crescer muito, é possível a adoção de um modelo pago.

A api do serviço, apesar de similar em alguns aspectos a API do Google Maps, é interessante pois agrega alguns dados como listagens de catálogo e resenhas e fotos, as informações de georeferenciamento do serviço.

Mas e daí?

O que dá pra fazer com a API?
  • Criar sites e aplicativos para celulares e desktops que efetuam consultas à base de locais do Apontador quando o usuário solicitar.
  • Fazer mashups, isto é, misturar os resultados da API com os de outros sites. Por exemplo, mostrar resultados em mapas do OpenMaps, cruzar com informações do Facebook e publicar os resultados no Twitter – por que não?
  • Salvar locais, fotos e resenhas para os usuários – dessa forma o desenvolver consegue adicionar mais conteúdo para a base do serviço, e as informações ficam disponíveis para todo o público.

    Para saber como integrar a API do Apontador ao seu aplicativo navegue pelo site e surfe na documentação e participe da comunidade de desenvolvedores.

    A América Latina que se Cuide

    A empresa parece ter planos ambiciosos e também está expandindo para a América Latina. Eles enxergaram essa oportunidade com seu aplicativo que monitora o trânsito de Buenos Aires, que teve muito mais downloads que a sua versão para a capital paulista. A empresa planeja montar equipes para desenvolver também aplicativos com sua marca para o Chile, Colômbia, Argentina e México.

    Tendência ou Visão?

    Já que um ambiente aberto de desenvolvimento incentiva a inovação, porque não vemos mais empresas seguindo este exemplo? O que falta para elas? Amadurecimento? Estabilidade em seus produtos ou sua infra estrutura?

    Há pouco a empresa de pagamentos MoIP anunciou sua API, o MoIP Labs, e agora foi a vez do Apontador. Será que isso é um sinal do surgimento de uma nova tendência no mercado local? Pelo bem do desenvolvimento e inovação, esperamos que sim.

    0 responses to “Agora é a Vez do Apontador Abrir sua API

    1. Os termos de uso da api me pareceram muito restritivos. Restrigem os tipos de aplicacões que podem ser feitas. O número máximo de requisicões é muito, muito baixo: 15 mil ao mês!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *