Agora é a vez do Google Chrome criar sua App Store

Na conferência para desenvolvedores da Google, a I/O, a empresa revelou algumas tecnologias novas e interessantes, mas o que se destacou foi uma mudança de paradigma, e não tecnológica. O Chrome, navegador web da Google, agora está acrescentando uma loja de aplicações para ajudar com descobertas e vendas de aplicações web.

Isso é incrível! A App Store da Apple, o sedutor ambiente de pequenos pacotes de funcionalidade que mudou o mercado de telefonia móvel, mudou também a web aberta. Como a Google disse no evento, pode ser difícil encontrar bons aplicativos web. Agora a Chrome App Store irá facilitar essa busca, irá inclusive postar relatórios de usuários sobre os apps. Ela também permitirá a venda de aplicativos web para navegadores dos desenvolvedores. Uma coisa é experimentar com cobrança por conteúdo na web, como fazem os jornais, mas a cobrar por funcionalidades tecnológicas casuais na web? Isso é loucura.

É tão louco que pode até funcionar. Preste atenção, em breve aparecerá a App Store dentro de uma nova aba do Chrome. Este é um desenvolvimento que vai levar algum tempo para nos impressionar completamente. Se a última geração da web foi em grande parte ligada ao conteúdo como textos, pesquisas de textos completos pelo Google, isso poderia ser mais apropriado para aquela época do que para um futuro de aplicações e funcionalidades na web. O modelo de App Store pode ser a melhor maneira de experiência para esse futuro.

Há muito para ser avaliado aqui. Como disse o Dion Almaer da Hp e Palm através de um tweet, “A Chrome Web Store é interessante. Mas o que precisamos é uma Web Store aberta. Além disso, gostaria de saber dos detalhes de como colocar um aplicativo lá.”

A Google diz que a App Store irá aparecer no canal dos desenvolvedores do Chrome em breve e todos os aplicativos serão construídos em tecnologias padrão para garantir que eles podem ser executados em qualquer navegador.

Abaixo está uma screenshot borrada do vídeo da I/O dos aplicativos comprados por um usuário.

0 responses to “Agora é a vez do Google Chrome criar sua App Store

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *