Como prometido em Abril, a Microsoft lançou uma ferramenta de mapeamento de API do Android para o Windows Phone para os desenvolvedores. Essa ferramenta vai ajudar na migração de aplicativos existentes do Android para a plataforma do Windows Phone. Assim como a ferramenta lançada para o iPhone, ela não chega a portar o seu código automaticamente. Em vez disso, ela fornece uma lista de mapeamentos de API que funciona como um dicionário que traduz as passagens de uma plataforma para a outra.

A nova ferramenta está disponível gratuitamente e é parte de um novo pacote destinado aos desenvolvedores Android que querem levar seus aplicativos para outras plataformas. Você também pode conferir um documento-guia chamado “Windows Phone 7 Guide for Android Application Developers” que contém mais de 90 páginas de informações para ajudar no entendimento do Windows Phone.

Assim como antes, a Microsoft avisa que nem todas as APIs podem ser mapeadas já que as plataformas possuem arquiteturas e interfaces diferentes. Mas para ajudar os desenvolvedores na transição, a empresa contratou um “App Guy,” que irá rastrear fóruns de desenvolvedores agregando discussões de locais diferentes para responder as questões relacionadas à portabilidade do iOS ou Android para o Windows Phone. Não foi divulgado quem seria o tal App Guy, portanto não temos certeza se é uma pessoa real, uma equipe ou um bot, mas a Microsoft se refere a ele como “apenas um cara,” o que implica que talvez veremos mais app guys no futuro.

A Microsoft está planejando ajudar a portabilidade atualizando as ferramentas de mapeamento do Android e do iOS para incluir recursos do Mango. A Microsoft planeja lançar a atualização em breve.