Ontem aconteceu o evento Social Media Week, onde foi lançado o Index Social, uma ferramenta para o acompanhamento da performance de marcas nas redes sociais. Lançada pela Espalhe, a ferramenta utiliza a mesma lógica das bolsas de valores, que constroem sua referência a partir das empresas que estão realmente fazendo a diferença.

O Index Social analisa audiência e engajamento das marcas que investem com inteligência, volume e resultado em suas plataformas sociais. Dessa forma, permite que você identifique os principais movimentos e estratégias da sua marca e de seus concorrentes.

A ferramenta permite a comparação da sua presença social nas principais redes sociais (Facebook, Twitter e Youtube). Esta comparação não é feita individualmente, é de acordo com seu engajamento em todas as redes sociais. A plataforma utiliza o mesmo racional do iBovespa que, apesar de ter centenas de papéis negociados, considera apenas os principais “shakers” e “movers” da Bolsa. Além disso, desconsidera veículos de mídia, times, artistas ou outros players fora do universo do marketing corporativo.

Veja o vídeo de apresentação do IndexSocial:

“Todos estão crescendo nas redes sociais e, por isso, só crescer não é mais sinal de sucesso. É preciso comparar o desempenho de outras marcas e observar constantemente o cenário para confirmar o bom trabalho”, diz Gustavo Fortes, sócio-diretor da Espalhe.

Segundo Gustavo, o Index Social dá uma visão panorâmica do mercado, oferecendo dados de crescimento de audiência, engajamento, comparativos com outras marcas, informações específicas por canal, entre outros detalhes.

O produto surgiu de uma necessidade interna da Espalhe de monitorar com mais eficiência os resultados dos canais proprietários administrados pela agência. Mas não é só isso, a plataforma possui um ranking que já conta com mais de 300 marcas. Ele ficará aberto ao público, e as empresas e profissionais poderão fazer assinaturas para ter acesso aos dados mais detalhados. As variáveis do ranking são:

  • Index: Maior quantidade de audiência combinada nas redes sociais.
  • Variação: Variação do Index em determinado período.
  • Engajamento: Reações, comentários, Likes, menções e RTs.
  • Média: Média da pontuação do engajamento em determinado período.

 

“Este serviço é para todo o mercado. Queremos que o Index Social se torne uma referência, e o nosso público serão as agências, anunciantes e profissionais que trabalham com redes sociais”, diz Wagner Martins, sócio-diretor da Espalhe.

Agora podemos ver quais marcas estão levando a melhor nas redes sociais, e parece que a parceria da Claro com o Ronaldo está dando certo.