Agora Você Pode se Esconder do Monitoramento do Google Analytics

Logo após seu lançamento, em 2006, o Google Analytics rapidamente se tornou a ferramenta de web analytics mais popular para webmasters que querem aprender mais sobre seus visitantes. No entanto, nem todo usuário se sente confortável com a ideia de fornecer dados para a Google e seus webmasters. Ontem, a Google lançou uma versão beta de um plugin para navegadores que permite aos usuários optarem por não “participarem” do monitoramento do Google Analytics. O plugin está disponível para o Internet Explorer (versões 7 e 8), Google Chrome (v 4 ou superior) e para o Mozilla Firefox (v 3.5 ou superior).

Instalar a ferramenta é muito fácil, basta ir ao site e instalar o plugin no seu navegador. Depois disso, suas visitas aos sites que utilizam o Google Analytics não serão registradas pelo serviço e os editores destes sites não verão sua visita em suas estatísticas. Mesmo que sua visita não apareça no Google Analytics, vale lembrar que os logs do servidor ainda irão acusar a sua visita ao site.

A Google agora também dá aos editores a possibilidade de proporcionar aos seus visitantes um nível extra de privacidade. Os editores agora podem tornar os endereços de IP enviados para a Google anônimos, assim a localização geográfica do usuário (o que geralmente o endereço de IP revela) continuará sigilosa.

Você se Importa o Suficiente para se “Esconder”?

A Google havia prometido liberar essa ferramenta dois meses atrás. Para os editores, esta não é uma situação ideal, já que dependem das estatísticas precisas para gerenciar seus sites e ajustar os seus esforços de marketing, mas veremos quantos usuários irão realmente instalar este plugin. Segundo o porta-voz da Google, Brian Richardson, que falou ontem ao Los Angeles Times, apenas 1 em cada 15 visitantes das preferências de privacidade da Google decide “sair” do programa de anúncios personalizados da empresa.

E você, quer ficar invisível ao analytics dos sites que visita ou acha que é trabalho demais para nenhum resultado?

0 responses to “Agora Você Pode se Esconder do Monitoramento do Google Analytics

  1. Vai piorar a qualidade do Google Analytics, e não vai resolver nada, pq os donos de site podem sempre usar os logs de sites para coletar as informações (com Urchin e outras ferramentas).

    Ponto negativo para o Google!

  2. Eu acho interessante dar a chance ao usuário de não aparecer nas estatísticas. Mas honestamente não acho as pessoas se importem com isso a ponto de parar e instalar um plugin apenas para ficarem “invisíveis” para o GA. Acredito também que em breve esta “página” entra no esquecimento e o Google não tem nenhum interesse em divulgá-la. O usuário comum sequer sabe que o Google Analytics existe, porquê se importaria de se esconder dele.

  3. Vai piorar a qualidade do Google Analytics, e não vai resolver nada, pq os donos de site podem sempre usar os logs de sites para coletar as informações (com Urchin e outras ferramentas).

    Ponto negativo para o Google!

  4. Eu acho interessante dar a chance ao usuário de não aparecer nas estatísticas. Mas honestamente não acho as pessoas se importem com isso a ponto de parar e instalar um plugin apenas para ficarem “invisíveis” para o GA. Acredito também que em breve esta “página” entra no esquecimento e o Google não tem nenhum interesse em divulgá-la. O usuário comum sequer sabe que o Google Analytics existe, porquê se importaria de se esconder dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *