Alguns fatores fazem do Microsft Dynamics CRM Online um player que merece atenção no espaço CRM social.

O Microsft Dynamics CRM Online está disponível em 40 idiomas. O desenvolvimento de data centers regionais oferece uma experiência universal para o usuário, seja no EUA, na Ásia ou no Oriente Médio. E ele oferece uma diferença de preço que faz a Oracle parecer exorbitante e a Salesforce.com muito cara.

O Microsoft Dynamics CRM Online se integra completamente com o Microsoft Office. Isso proporciona um nível de gerenciamento de conteúdo para a integração com componentes sociais, como um fluxo de atividade.

Esses fatores colocam o serviço já em disputa no mercado de ofertas de CRM.

Confira outras características do novo Microsoft Dynamics CRM Online:

  • O serviço passou por uma fase de testes beta de quatro meses com 11.500 consumidores em todo o mundo.
  • A empresa construiu data centers na América do Norte, no Oriente Médio e na Ásia para o lançamento.
  • O Microsoft Dynamics online está disponível por uma taxa mensal de US$ 34 por pessoa. A Oracle e a Salesforce.com cobram uma taxa mensal e por pessoa de US$ 150 e US$ 125, respectivamente.
  • A Microsoft está promovendo agressivamente o Dynamics. Ela fornecerá US$ 200 por usuário, que pode ser aplicado em serviços como a migração de dados ou na personalização de soluções para atender necessidades de negócios.
  • O Microsoft Dynamics CRM Online tem a interface do Microsoft Office, proporcionando uma experiência que as pessoas já estão acostumadas.
  • Para os desenvolvedores, a configuração e personalização com desenvolvimento .NET no Windows Azure que oferece integração com aplicações de negócios.

Paul Greenberg está otimista com o Windows Azure. Mas o expert em CRM tem algumas considerações sobre o Microsoft Dynamics CRM:

O Dynamics CRM 2011, anunciado para 40 mercados até o final do ano, em Julho de 2010, é um sólido competidor CRM no mercado quando se trata da Automação da Força de Vendas (SFA) tradicional e das funcionalidades de serviço ao cliente. No entanto, ele sofre quando se trata de sua integração dos canais sociais, apesar da sua proclamação dos “conectores” sociais, que são usadas para integrar o Facebook, LinkedIn e outros feeds sociais externos. Francamente, em comparação com seus concorrentes, não possui muito para mostrar. De fato, os integradores competitivos de feed como o Gist fazem um trabalho melhor do que eu tenho visto, e agregam mais valor. Mas o que não pode ser discutido é sua familiaridade com o a interface de usuário do Outlook ou a solidez de sua funcionalidade tradicional (menos o marketing, que é tão ruim quanto muitos dos seus concorrentes, apesar de que, empresas como a Oracle já estão começando a incorporar o marketing em conjunto quase de forma eficaz, pelo menos).

A força e a produtividade das ofertas da Microsoft não devem ser menosprezadas, embora em alguns aspectos existam lacunas evidentes. Será que vão dar alguma chance para o Microsft Dynamics CRM Online?