Analisando as Startups Mais Valiosas do Mundo

Este post foi escrito por Mark McLeod, CFO da Akoha e da Tungle e conselheiro de algumas empresas de internet e software. Nesse artigo, Mark analisa uma recente lista das startups mais “ricas” do mundo de acordo com sua experiência em análise de empresas. Acompanhe o blog de Mark McLeod – StartupCFO – e siga @startupceo no twitter.

MM-head-Jan09cutAlgumas semanas atrás o Silicon Alley Insider publicou a sua lista das startups mais valiosas do mundo. Eu pensei que seria interessante aprofundar nos números para ver o que podemos aprender e aplicar à nossas próprias startups. Junto com meu departamento de pesquisa (conhecido como Jonathan), juntamos alguns números.

Reconhecendo que temos dados incertos, já que muitas dessas empresas ainda são privadas, visamos algumas proporções chave:

  • Fator multiplicador da receita: Quantas vezes a Valuation da empresa representa seu faturamento
  • Valuation/Capital levantado: Basicamente, quanto é gerado por cada dólar de capital levantado pela startup.
  • Receita /Capital: Receita por cada dólar de capital.

Veja a tabela com os dados:

Top 50 Most Valuable Internet Startups

Analisando alguns números, aqui vão algumas observações e conclusões:

Há muito dinheiro e valor agregado na web

Multiplicador de receitas Valuation/Capital levantado Receita / Capital
Mediana 7.83 8.77 1.43
Média 8.50 50.93 6.34

Talvez seja devido à sua taxa de crescimento, mas estes múltiplos são bastante elevados. Muitas empresas da lista estão avaliadas em mais de 10 vezes a sua receita.

Vale a pena levantar capital somente se você já consegue monetizar seu usuário

Esta conclusão não é imediatamente evidente a partir dos dados, mas é clara a partir da análise do Valuation sobre o Capital levantado. Quando seu mercado cresce por múltiplas vezes o valor de cada dólar que você arrecada, isso significa que vale a pena levantar capital (estou generalizando, mas você compreende meu ponto…)

Setores com avaliação mais elevada dos multiplicadores:

  • Redes Sociais
  • Jogos

Setores com os multiplicadores mais baixos:

  • E-commerce
  • Redes de anúncios

Tenho certeza que você pode tirar outras conclusões a partir desses dados, basta fazer o download da planilha aqui… Mas uma coisa é clara, o mercado de Internet segue vivo e bem.

0 responses to “Analisando as Startups Mais Valiosas do Mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *