Android Agora é o Número 1 Global em Smartphones

Segundo os novos dados de analistas da Canalys o Android agora é a plataforma número um de smartphones em todo o mundo. No quarto trimestre de 2010 os smartphones Android alcançaram o número de 32,9 milhões de dispositivos produzidos, enquanto os dispositivos da plataforma Symbian da Nokia foram de 31 milhões. Anteriormente a Nokia estava na frente.

Mas, estes rankings são baseados na produção de dispositivos, e não no market share. A empresa notou nas suas conclusões que a Nokia mantém sua liderança como fornecedor líder mundial com uma participação de 28%.

Android é Campeão em 2010 em vendas

A Canalys diz que o volume de dispositivos Android aumentou pela presença forte de alguns fornecedores em especial, incluindo a LG, Samsung, Acer e a HTC, que viram um grande aumento ano ao ano da plataforma Android em seus produtos. A LG, por exemplo, viu um aumento de 4.127%, a Samsung de 1.474%, a Acer de 709% e a HTC de 371%. A HTC e a Samsung juntas foram responsáveis por quase 45% dos smartphones Android da Google.

O Mercado dos Smartphones em 2010

O mercado global de smartphones continuou a crescer com a produção de dispositivos em 2010 alcançando 101.2 milhões de unidades, um crescimento ano-a-ano de 89%. No quarto trimestre, os números foram um pouco abaixo de 300 milhões, com uma taxa de crescimento de 80% em relação ao ano passado.

Os maiores mercados em 2010, com base nas vendas, foram a Europa, o Oriente Médio e a África, com 38,8 milhões de unidades e um aumento ano-a-ano de 90%. A Nokia liderou na África e na região Ásia-Pacífico, mas a RIM bateu a Nokia na América Latina. Segundo a Canalys, os dispositivos BlackBerry Curve contribuíram para o crescimento da RIM na região.

Já o EUA foi o país com mais vendas de smartphones, foi mais que o dobro do mercado de smartphones chineses. Lá no EUA, a RIM retomou o primeiro lugar da Apple, se beneficiando da nova linha do BlackBerry Torch lançada no primeiro trimestre. A HTC continuou em terceiro lugar. Mas o analista Tim Shepherd afirmou que essas posições em breve sofrerão mais mudanças, devido a parceria da Apple com a Verizon que em breve irá chacoalhar o mercado móvel.

O vice-presidente e principal analista da Canalys, Chris Jones advertiu os fabricantes de smartphones a não serem complacentes ao ouvirem a notícia do crescimento do mercado de smartphones, dizendo que 2011 têm tudo para ser um ano muito competitivo. Este ano os fabricantes usarão novas tecnologias, “como processadores dual-core, NFC e telas 3D para diferenciar seus produtos e manter o valor.”

0 responses to “Android Agora é o Número 1 Global em Smartphones

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *