Android Continua Roubando Mercado do iPhone Segundo Pesquisa

A empresa de monitoramento online Quantcast acaba de lançar novos dados que mostra a parcela de mercado dos sistemas operacionais móveis na América do Norte, com o renomeado “iOS” (antigo iPhone OS, o SO do iPhone, iPad e iPod Touch) na liderança isolada. O sistema operacional móvel da Apple domina seus concorrentes com uma enorme parcela do mercado móvel, 60%.

Mas não se engane com esses números. Não se trata do quanto cada SO representa no mercado, mas a rapidez em que a atmosfera móvel tem mudado nos últimos meses. O verdadeiro vencedor aqui é o Android, o sistema operacional que tem sido uma pedra no sapato da Apple.

Apenas 20% para o Android?

Essas últimas estatísticas – 58,8% para o iOS, 19,9% para o Android – parecem decepcionantes para os fiéis do Android que não leram o artigo inteiro. (Sim, o sistema operacional móvel da Google ganhou adeptos também, ostentando um nível de fanatismo visto apenas entre aqueles que compraram produtos da Apple).

O Android só possui 20% do mercado? Sério? Os números não deveriam ser mais próximos já que existem 8,7 milhões de dispositivos Android no EUA comparado aos 10,7 milhões de iPhones? Bem, se a comparação fosse somente em relação aos telefones, os números realmente seriam mais próximos.

Mas neste caso, a Quantcast está comparando o mercado de sistemas operacionais móveis e isso significa que a navegação pelo iPod Touch e pelo iPad também contam. Juntando todos os seus dispositivos, o iOS possui 18,3 milhões de dispositivos.

Agora, se deveríamos ou não estar contando com o iPad quando falamos do mercado móvel é outra conversa (será que os tablets essão mais para computadores do que para dispositivos portáteis?). O destaque do relatório não deveriam ser os números em si, mas como eles mudaram.

Quando se Trata de Crescimento, o Android está na Frente

O blog da Quantcast explica, “o maior vencedor é claramente o Android da Google.” Mas como?

O fato é que o sistema operacional móvel da Google subiu rapidamente durante os meses que passaram, indo de 5% contabilizados em Janeiro de 2009 para 20% em Maio de 2010, roubando participação de seus concorrentes, principalmente da Apple, cuja participação caiu de 75% para 59% durante o mesmo período.

Vale lembrar que estes números foram calculados antes do lançamento do EVO, o novo Android 4G que esgotou em poucos dias após seu lançamento. Com isso, o próximo relatório da Quantcast provavelmente mostrará um número ainda maior para o Android, às custas do iOS.

0 responses to “Android Continua Roubando Mercado do iPhone Segundo Pesquisa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *