Anunciado iPhone OS 4: Revolucionário ou Decepcionante?

Durante uma apresentação feita hoje em Cupertino, na sede da Apple, o CEO da empresa, Steve Jobs, anunciou a próxima versão do iPhone OS: iPhone 4. A Apple irá lançar ainda hoje uma versão preview para desenvolvedores e planeja lançar em breve o SO para os consumidores. Entre as novas funcionalidades do novo sistema finalmente temos alguns recursos multitarefa com ajuda de um novo conjunto de APIs.

Durante o evento, Steve Jobs também anunciou que a Apple já vendeu mais de 450.000 iPads.

iPhone 4

No total, a Apple já vendeu quase 85 milhões de dispositivos que rodam o iPhone OS.

Os desenvolvedores que terão acesso ao novo SO hoje serão capazes de acessar mais de 1500 novas APIs, incluindo melhores APIs para SMS, maneiras mais inteligentes de acessar o acelerômetro e terão acesso as novas funcionalidades para usuários como o zoom digital 5x, wallpapers para a tela inicial e acesso aos teclados Bluetooth.

O SO finalmente terá multitarefa. Jobs disse que a Apple não é a primeira empresa a trazer essa funcionalidade ao mercado, mas “quer ser a melhor”. Um simples clique duplo no botão home irá abrir um menu de tarefas na parte inferior da tela. Isso, no entanto, é apenas uma maneira rápida de alternar entre aplicativos, não é exatamente um multitarefa real como por exemplo o do Android 2.1 .

Multitarefa Não vai para iPhone 3G

A maioria desses recursos anunciados irão rodar no iPhone 3GS e na terceira geração do iPod touch, mas usuários com iPhone 3G ou segunda geração do iPod touch não terão acesso ao recurso multitarefa. A Apple planeja lançar o iPhone 4 para o iPad em alguns meses.

Aplicativos em Plano de Fundo

Para executar serviços em segundo plano, segundo o vice-presidente sênior da Apple Scott Forstall, os aplicativos terão que acessar um novo conjunto de APIs. Aplicativos de música como o Pandora poderão executar as músicas em segundo plano e usar os controles do iPod na tela de bloqueio para controlar a reprodução. Até então, saindo de um aplicativo como o Pandora iria interromper a reprodução. De acordo com os desenvolvedores do Pandora, fazer esta adaptação só levou um dia.

Serviços de VoIP como o Skype também poderão ser executados em segundo plano.

A Apple também irá permitir que serviços de localização rodem em segundo plano. Isso será ótimo para serviços de direção turn-by-turn como TomTom e redes sociais de localização como Loopt, mencionados pela Apple durante o evento.

Além disso, os aplicativos agora serão capazes de enviar notificações push e os aplicativos poderão completar tarefas como uploads de fotos em segundo plano. Novamente um recurso já presente a algum tempo na plataforma Android e que apenas coloca a Apple em dia com a concorrência.

Pastas

Com o iPhone 4, a Apple também está introduzindo uma nova forma de organizar os aplicativos, algo que os usuários que instalam vários aplicativos irão apreciar. Agora os usuários serão capazes de organizar seus aplicativos em pastas. Para fazer isso, basta arrastar e soltar aplicativos em cima uns dos outros. O SO cria automaticamente um nome para estas pastas (baseado na categoria que o aplicativo se encontra na App Store), mas você também pode editar. Uau, completamente revolucionário desta vez.

Aplicativo de Email Melhorado

O iPhone 4 também irá oferecer um aplicativo aperfeiçoado de email com uma caixa de entrada unificada e com a capacidade de organizar email. Além disso, os usuários finalmente poderão abrir anexos com apps. Isso realmente fará diferença na experiência de uso da aplicação mais usada do iPhone. Threads no app nativo de email é um recurso super útil e que todo SO deveria ter. Nós do RWW não vivemos sem o gmail e gApps, e esta melhoria deixa a experiência de uso do app bem mais parecida com estes.

Game Center

Para os gamers, a Apple anunciou o Game Center, que é basicamente uma rede social de jogos que terá matchmaking automático para jogos multiplayer, leaderboards e achievements. Acompanhando a cobertura ao vivo do Tecnoblog, alguns leitores não puderam deixar de notar a similaridade da mesma com a Live do XBOX da MS.

iBooks no iPhone

Depois de anunciar o iBooks no iPad, era apenas uma questão de tempo antes que a empresa anunciasse o iBooks também para o iPhone. Assim como o aplicativo para o Kindle, o iBooks irá sincronizar páginas e marcações entre o iPad e o iPhone. Os usuários do iPhone poderão acessar o iBookstore de seu dispositivo. Parece interessante e a compatibilidade com o iPad parece maravilhosa.Vamos esperar para ver.

iPhone na Empresa

Para os usuários corporativos, a Apple anunciou vários recursos novos de segurança, incluindo suporte a VPN. As empresas poderão agora distribuir aplicativos por conexão wireless.

iAd

A Apple anunciou sua nova plataforma de anúncios mobile, o iAd. Segundo Steve Jobs, “a maior parte da publicidade móvel é uma porcaria, claramente referindo-se a recente aquisição do Google, a Admob.” Ele ainda disse que a melhor maneira de entrega de anúncios mobile não é através de anúncios de busca, mas dentro dos aplicativos.

Jobs afirmou que a Apple quer que os anúncios em aplicativos tenham ainda mais interatividade do que os da web. Ele ainda disse que as pessoas não clicam em anúncios porque eles saem do app. Sendo que o iAd é um recurso built-in, a Apple pensa que pode oferecer uma experiência melhor aos seus usuários. Esses novos anúncios interativos serão desenvolvidos em HTML5 (ouviu Adobe?). Pelas demonstrações da Apple no evento, esses anúncios podem ser altamente interativos e muitos deles lembram mini-games.

A Apple irá vender, hospedar e entregar os anúncios e compartilhar 60% das rendas com os desenvolvedores.

Atualização no iPad: 450.000 Vendidos

No começo da apresentação, Jobs comentou sobre o lançamento recente do iPad. Segundo ele, a empresa vendeu 450.000 iPads desde o começo das vendas. Os usuários já baixaram mais de 600.000 livros da iBookstore e 3,5 milhões de aplicativos para iPad da App Store. Mas não falou quantos desses livros eram gratuitos.

Jobs também anunciou que a App Store já entregou mais de 4 bilhões de aplicativos para usuários do iPhone, iPod touch e iPad, e que há quase 3.500 aplicativos para o iPad na loja.

Gostamos do que vimos, mas ficou no ar uma impressão que a Apple está apenas correndo para incorporar os recursos de outras plataformas no iPhone e não ficar para trás. Grande parte das “Novidades” já existem a algum tempo no Android, mas é bom tê-las em um mercado muito maior e na mão da maior parte dos usuários de smartphones. Isso fomenta a verdadeira inovação. Vamos esperar para ver, estamos ansiosos.

12 responses to “Anunciado iPhone OS 4: Revolucionário ou Decepcionante?

  1. A implementação do multitasking é um passo importante, e apesar de parecer uma solução interessante o método que eles estão usando, me parece um pouco capada e joga mais trabalho pros desenvolvedores. Tem que ver na prática como vai ser.

    Sobre o iAd, eu acho que a Apple acabou de criar o adSense da próxima década.

  2. O que mais me agrada nessa atualização é, sem dúvida, a implementação da multitarefa e a possibilidade de organizar os aplicativos em pastas (categorias). Só fica devendo a criação de uma tela “Today” com possiblidade de acrescentar widgets (relógio, previsão do tempo, agenda, etc)

  3. O que mais me agrada nessa atualização é, sem dúvida, a implementação da multitarefa bem como a possibilidade de organizar os aplicativos em pastas (categorias). Só ficou faltando uma tela “Today” com possibilidade de acrescentar widgets (Relógio, Previsão do Tempo, Agenda, etc).

  4. O Andoid é que é bom? Nunca vi tanta inveja da Apple. Os números aí estão. À frente da Microsoft.
    Kindle? Nem dado……
    A Apple não é perfeita, longe disso, mas comparar o Android com o iPhone é pura fantasia.

  5. O Andoid é que é bom? Nunca vi tanta inveja da Apple. Os números aí estão. À frente da Microsoft.
    Kindle? Nem dado……
    A Apple não é perfeita, longe disso, mas comparar o Android com o iPhone é pura fantasia.

  6. Alguém sabe informar onde vejo todos os jailbreaks e suas funcionalidades? Mesmo sendo da versão 3GS e outras! Fico grato em responderem

  7. Alguém sabe informar onde vejo todos os jailbreaks e suas funcionalidades? Mesmo sendo da versão 3GS e outras! Fico grato em responderem

  8. Mais uma vez a Apple faz o mundo parar com esse iPhone 4, WiFi, 3G, GPS e muito mais… Só não sei pq eles escreveram Bluetooth? Nas últimas versões o BT era só para comunicação com outros equipamentos da Apple tbm (como headphones) Será que agora eles liberam o BT para troca de arquivos? Bom, só sei q não vejo a hora de saber!
    – Que venha Setembro/2010 logo para nós brasileiros provarmos dessa nova criação do mundo!

    Davis Alves
    (Prof. Novas Tecnologias)
    UNIP – Universidade Paulista

  9. Mais uma vez a Apple faz o mundo parar com esse iPhone 4, WiFi, 3G, GPS e muito mais… Só não sei pq eles escreveram Bluetooth? Nas últimas versões o BT era só para comunicação com outros equipamentos da Apple tbm (como headphones) Será que agora eles liberam o BT para troca de arquivos? Bom, só sei q não vejo a hora de saber!
    – Que venha Setembro/2010 logo para nós brasileiros provarmos dessa nova criação do mundo!

    Davis Alves
    (Prof. Novas Tecnologias)
    UNIP – Universidade Paulista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *