A Apple pode se render aos recursos explorados inicialmente pelos seus concorrentes. Já vimos os rumores de que o próximo iPhone pode ser lançado com uma tela maior, e vale lembrar que o mais novo iPad chegou com tecnologias que já estavam no mercado há algum tempo, agora a empresa que sempre foi considerada fechada em relação a adoção de novas tecnologias de seus concorrentes volta a demonstrar interesse para entrar na era do 3D.

Uma vaga de emprego postada no site da empresa denunciou que a Apple está à procura de um “especialista em Visão Computacional para fortalecer seu grupo de pesquisa.” O profissional deve ter interesse em visão computacional, análise de imagens e geometria 3D. A vaga é para um engenheiro de software do iOS, então já podemos descartar a implementação da tecnologia nos esforços da empresa para TV, pelo menos por enquanto. O candidato deve ter PhD em algum campo relacionado à visão computacional como matemática, física ou ciência da computação, além de experiência em reconstrução 3D, ajustes de bundles em grande escala e outros pré-requisitos.

No final de 2010 a Apple registrou uma patente de sistema de tela que permite a visualização de efeitos 3D e holografias sem a necessidade de utilizar um óculos especial, mas dificilmente a Apple lançará um iPhone 3D, pelo menos por agora. E como a possibilidade do recurso ser utilizado pela Apple TV é descartada por analistas, podemos rumorizar que a tecnologia será para mapas. Ou como de costume a mídia exagera diante de algo simples, e quando a verdade for revelada a Apple só pretendia brincar com computação gráfica e trabalhar com imagens em 3D. Ou melhor ainda, podemos realmente acreditar em um iPhone 3D com tela Retina de 4,6 polegadas! O que você acha?

Que tal ser engenheiro de software da Apple?