Apple Store Ainda Lidera, Mas a Concorrência Segue Crescendo

A chegada da App Store em 2008 mudou para sempre o mercado móvel para desenvolvedores e usuários. A App Store mudou a percepção do que uma loja de aplicativos para dispositivos móveis deve ser e começou uma nova corrida entre as operadoras de telefonia móvel e fabricantes de celulares. Segundo uma nova pesquisa feita pela empresa Nielsen, a Apple ainda está à frente de seus competidores. Os clientes da Apple instalam mais aplicativos em seus dispositivos do que usuários de qualquer outra plataforma e além disso, os clientes da Apple são também mais satisfeitos com a loja da Apple do que usuários de qualquer outra loja de aplicativos.

Aplicativos Instalados por Aparelho

Usuários de iPhone tem instalado uma média de 37 aplicativos em seus aparelhos, mais do que usuários de qualquer outra plataforma. Enquanto isso, usuários do Blackberry possuem uma média de apenas 10 aplicativos em seus telefones e usuários do Android possuem cerca de 22, seguidos pelos usuários do Palm com uma média de 14 e finalmente, os usuários do Windows Mobile, com 13. Cerca de 46% dos proprietários de smartphones instalaram um aplicativo no último mês.

App Stores

Em relação à popularidade das diferentes lojas de aplicativos, os dados da Nielsen não são tão interessantes, já que a maioria dos usuários não tem escolha. A loja da Apple é a mais usada e conquistou 25% do mercado, seguida pela loja da Blackberry com 16%. As lojas das operadoras americanas, que são da AT&T, Sprint, T-Mobile e Verizon também continuam populares e possuem uma parcela de 8% do mercado para T-Mobile, e 15% para Verizon. O Android Market teve apenas cerca de 2% até o final de 2009, mas como naquela época eram poucos aparelhos que eles tinham no mercado, este número deve subir neste ano, já que mais fabricantes de aparelhos irão adicionar os Androids em suas programações.

Satisfação do Cliente

Quando se trata de satisfação do cliente, a App Store da Apple e a Android Market estão bem à frente de seus concorrentes. 84% dos usuários da Apple estão satisfeitos com a experiência do usuário na iTunes Store e 81% dos usuários do Android estão satisfeitos com o serviço. No entanto, todas as outras lojas ainda precisam trabalhar demais. Na pesquisa da Nielsen, o Windows Marketplace ficou abaixo de todos com 56%, seguido pelo Blackberry App World, com 58%.

0 responses to “Apple Store Ainda Lidera, Mas a Concorrência Segue Crescendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *