Na semana passada a notícia de que os principais sistemas operacionais móveis estavam rastreando e armazenando os dados de localização dos usuários atingiu a web provocando um grande buzz. Pensando nisso a Apple resolveu implementar na sua próxima atualização do iOS a correção deste “bug.” Segundo o BoyGeniusReport, a empresa pretende lançar nas próximas semanas a versão atualizada iOS 4.3.3 para seus dispositivos.

Segundo uma fonte da Apple, a atualização vai impedir o armazenamento das informações de localização do usuário no iTunes, reduzindo consideravelmente o tamanho do banco de dados no próprio dispositivo. Esse banco de dados com a localização também será deletado se um usuário decidir desabilitar os Serviços de Localização do seu iPhone ou iPad, teoricamente garantindo o controle do usuário sobre seus dados. Além da correção deste bug a atualização pretende também otimizar a vida da bateria e outras correções de bugs do iPod.

A Apple sentiu o peso judicial justamente pelo “bug” do armazenamento de dados de localização do usuário, por isso agiu rapidamente para corrigir o rastreamento. A empresa informa em sua política de privacidade que os dados de localização serão compartilhados com terceiros. Ao permitir que os usuários gerenciem os serviços de localização em seus dispositivos, a preocupação com o compartilhamento indevido de informações é amenizada já que os usuários poderão controlar quais informações serão compartilhadas ou até mesmo cancelar o compartilhamento.

A Apple está tão preocupada com a questão que a atualização pode chegar a qualquer momento, antes mesmo do período de duas semanas divulgado pela empresa.