Paulo Coelho é um dos escritores de ficção mais bem sucedidos do mundo, e usa ativamente a mídia social para interagir com seus leitores. Nos últimos 25 anos o autor brasileiro escreveu muitos livros bastante populares, algo que lhe rendeu muitos fãs no mundo inteiro. Sua presença online se baseia em três plataformas: blog, Facebook e Twitter. Escritores e editores podem aprender alguns truques no uso das mídias sociais com Paulo Coelho, confira abaixo.

Claro que o sucesso do Paulo fora da web facilita muito para alcançar o sucesso online, mas ele reforça interagindo com suas comunidades online e postando conteúdo original diariamente. Alguma parte do conteúdo é atualizada pela sua equipe, mas grande parte vem do próprio Paulo Coelho.

Blog

O blog tem mais de 5 anos, desde Abril de 2006. Ele utiliza o WordPress e geralmente posta cerca de 50 mensagens curtas por mês. O conteúdo é uma mistura de auto-promoção e mensagens de auto-ajuda. Na maior parte das vezes, Paulo não usa seu blog para escrever criativamente. Em vez disso, o objetivo é interagir com seus leitores – o que ele faz muito bem, considerando a quantidade de comentários e compartilhamento pelas mídias sociais.

Dois posts recentes do blog ilustram o modo como o Paulo Coelho usa o seu blog. Um deles promove um concurso de vídeos para o seu último livro, O ALEPH. Outro post é uma fábula enviada por um leitor.

Facebook

Como era de se esperar, o Paulo Coelho também é muito popular no Facebook. Sua página da rede social possui 5,5 milhões de fãs. Seu conteúdo é composto por posts do seu blog, junto com pequenas citações filosóficas.

Ao contrário do blog, aparentemente Paulo não cria conteúdo original para sua página do Facebook. Boa parte do conteúdo é automatizado (através do seu feed do blog) ou é genérico demais, parecendo ser atualizado por assistentes. São muitas citações de auto-ajuda, e elas funcionam. Um exemplo: “Se você tem que dizer sim, diga com o coração aberto. Se você tem que dizer não, diga sem medo.” Nesta citação em particular 28.265 curtiram, e mais de 1000 comentários foram feitos, então, obviamente, esse tipo de conteúdo é satisfatório para os fãs do Paulo Coelho.

Twitter

O Twitter é a terceira principal estratégia de mídia social do Paulo, e ele possui 1,6 milhões de seguidores na plataforma. Seus tweets são em português e em inglês, e sua média é de 12 a 15 tweets por dia.

Muitos desses tweets parecem ser do próprio Paulo Coelho, mas, assim como na sua página do Facebook, algumas citações de auto-ajuda podem ter sido da sua equipe. Independente disso, muita interação acontece também no Twitter, mostrando que o autor quer realmente interagir com seus seguidores e leitores.

Conclusão

Para Paulo Coelho, a freqüência dos posts do seu blog é a base para sua estratégia de mídia social. Devido à sua fama, ele tem uma grande base de fãs e seguidores no Facebook e Twitter, mesmo assim ele ainda utiliza as plataformas com eficácia. Aparentemente, ele interage mais com seus leitores pelo Twitter, deixando as atualizações do Facebook para a sua equipe. Ele também tem um canal ativo no YouTube e é conhecido por piratear seus próprios livros.

A estratégia que Paulo Coelho executa nas mídias sociais é eficiente e também completa suas atividades como autor. Seu toque pessoal no seu blog e no seu perfil do Twitter parece agradar, e muito, os seus milhões de fãs.

O que você acha da estratégia do Paulo Coelho nas mídias sociais? Você acha que outros autores que tentarem imitá-lo também terão sucesso?