Apresentando sua Startup: Como Lidar com os 15 Minutos de Fama

Demonstrar sua Startup é um momento bastante especial e importante para qualquer empreendedor. Enquanto lá fora temos grandes conferências como a TechCrunch50 e a Demo, no Brasil ainda existem poucas (e menores) oportunidades para mostrar sua Startup e conseguir gerar algum buzz com seus novos produtos. Atualmente as principais oportunidades para fazer uma demo para o público no Brasil são o Desafio Intel/FGV que entra na sua reta final amanhã, 15/10 e o Campus Labs, que estreou este ano na Campus Party.

Se você possui uma Startup que foi selecionada para se apresentar neste tipo de evento, fique de olho nas oportunidades e tome cuidado com possíveis deslizes.

“O demo é um momento de mostrar resultado. Mostrar que é capaz de fazer muito com poucos recursos” aconselha Gian Carlo Martinelli, organizador do Desafio Brasil. Ele também recomenda que se for possível, que o empreendedor leve clientes ou depoimentos, atestando sua credibilidade e validando seu modelo de negócios. Veja a apresentação do Mentoring dos empreendedores do Desafio Brasil abaixo:

Compilamos Também mais algumas dicas para empreendedores que vão fazer sua estréia para o público:

Prepare-se para um momento único

Cuide para que sua infra estrutura não falhe.  Caso você receba um grande número de visitantes, esteja preparado para coletar o máximo possível de dados sobre eles, e garanta que seu serviço não sairá do ar. Nunca se sabe quando pode começar uma cascata de reações sobre seu produto no twitter, ou alguma cobertura de um grande veículo.

O lançamento pode ser o maior “pico de tráfego” que você irá receber, e depois provavelmente virá uma profunda desilusão enquanto o ritmo de visitas cai até a normalidade”. Aproveite a oportunidade para fazer com que as pessoas voltem.

Tempo é dinheiro

Não demore muito para demonstrar seu produto. Prepare-se para o tempo determinado, e evite ligar o modo business bingo! Frases como “Se conseguirmos 1% do mercado”, “Modelo de negócios diferenciado” e com “uma proposição de valor única” geralmente pegam mal para os investidores e tomam o pouco tempo que você tem. Evite explorar demais seu produto, mostre apenas os melhores features, e deixe os investidores com vontade de conhecer mais.

Aproveite as oportunidades de mídia

Lançar algo durante um grande evento de tecnologia pode ser arriscado. Devido à velocidade dos eventos e o grande volume de empresas se apresentando, muitas análises que os sites escrevem ou as pessoas compartilham sobre startups lançadas nesses eventos são incompletas, ou até mesmo errôneas. Isso ocorre pela disputa entre os veículos para ser o primeiro a cobrir aquela empresa ou aquele evento. Entre em contato com as pessoas/empresas que falarem de você, disponibilize-se a enviar mais informações, ou códigos para testes!

Se tudo der errado, não se desespere

Com a grande e até provável chance de sua startup não decolar ou se destacar em uma destas seções de pitch, acalme-se. Replaneje sua estratégia de assessoria de imprensa, recorra a métodos mais antigos como mandar emails para seus amigos que estejam em blogs ou na imprensa. Mantenha o controle e persevere.

E se tudo der certo, não perca o controle

Fama e adoração corrompem iniciantes. Se você não tiver cuidado, pode começar a acreditar em seu próprio hype. Caso isso aconteça, sua empresa pode acabar tendo um começo brilhante, mas as coisas desandam logo que chegar o primeiro aporte. A empresa arrecada muita verba, contrata muitas pessoas, cria muitas divergências, e desperdiça seu tempo enquanto lê sobre si própria nas revistas e blogs.

A última e mais importante dica é manter a calma. Fique tranquilo, ensaie bastante e confie no seu taco.

E claro, para todos que estão prestes a se apresentar, desejamos boa sorte! Se quiser acompanhar a cobertura do RWW Brasil no Desafio 2009, assine nosso feed RSS ou siga nosso perfil no Twitter.

0 responses to “Apresentando sua Startup: Como Lidar com os 15 Minutos de Fama

  1. Com certeza Caio!
    Ano passado prestigiei a CP Labs e foi bem legal. Os 2 eventos são bem recentes, mas imagino que em breve mais pessoas investirão neste mercado que está ebulindo no Brasil. O que sinto mais falta, são dos empreendedores se organizarem e conversarem entre si para poderem se ajudar.

  2. Caio,
    Venho aqui pra te trazer uma ótima notícia. Temos mais um evento em que empreendedores apresentarão suas ideias.
    Bem nos moldes do DEMO, vai ocorrer dia 19 de novembro na UNICAMP o Tire do Papel..

    Ainda sobre a questão da apresentação, escrevi um artigo chamado “A importância de uma boa demonstração”. Se vocês puderem dar uma conferida e ver se está no caminho certo, agradeço muito.

    Abraços a todos e estou muito confiante que juntos poderemos ajuda no desenvolvimento das Startups brasileiras!
    Millor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *