AR+: Realidade Aumentada Ganha um Logotipo Padrão

Durante o evento Augmented Reality Event em Santa Clara, Califórnia, uma das questões  apresentadas foi se os códigos QR continuam ou não a serem usados por causa de sua associação com a Realidade Aumentada. Devemos prolongar o uso desses códigos em preto e branco para ajudar os usuários e clientes a identificarem experiências de realidade aumentada? Durante o evento, Bruno Uzzan, CEO da gigante da RA Total Immersion, anunciou a criação de um logotipo que a empresa espera que se torne padrão para aplicativos de RA.

Apelidado de AR Plus (ou AR+), o logo é projetado para ser um guia significando que uma experiência interativa aumentada foi implementada em um aplicativo. Da mesma forma padronizada que dispositivos USB ou DVD possuem a mesma logo em seus produtos e aparelhos, a Total Immersion espera que desenvolvedores de RA apliquem a logo AR+ em seus produtos.

As observações de Bruno no evento foram focadas na criação de normas no âmbito da comunidade da RA, um tema que foi bastante popular na conferência. Ele disse que agora é hora para padronizar a realidade aumentada porque os players das principais tecnologias estão olhando cada vez mais para a RA, e uma falta de padrões pode temporariamente ser um empecilho para a adoção da tecnologia. Ele acredita que a padronização é o que a comunidade precisa para chegar ao mainstream.

“Com o novo logotipo AR+ a indústria oferece aos seus consumidores, desenvolvedores, marcas e outros, um quadro coerente para encontrar e entender soluções de realidade aumentada,” disse Bruno em um press release. “Temos a sensação de que a indústria da RA cresceu tão rápido que algumas vezes nos sentimos no ‘Velho Oeste.’ Hoje, o setor é composto por vários players, várias plataformas, e um acesso facilitado à RA. O novo logo AR+ afirma que estamos trabalhando com uma nova interface humana, agora indo para o mainstream.”

Os benefícios da padronização, segundo Bruno Uzza, incluem a estabilidade e compatibilidade entre plataformas para experiências de RA. Grandes downloads e baixa qualidade tem dissuadido os usuários do uso da RA no passado, e a padronização irá dinamizar o desenvolvimento, proporcionando maior qualidade à experiência do usuário. Segundo ele a logo AR+ é uma sugestão aberta a discussão e um primeiro passo em direção a uma normalização da RA.

Desenvolvedores de RA podem fazer o download do logotipo visitando o site da Total Immersion onde também podem encontrar orientações para seu uso.

0 responses to “AR+: Realidade Aumentada Ganha um Logotipo Padrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *