A Tentativa Frustrada do Facebook de Atrair Usuários do Orkut

Todos sabem da guerra das redes sociais, aqui no Brasil o destaque tem sido do crescimento do Facebook e quanto tempo falta para ele se tornar o número um dos brasileiros batendo o Orkut, se é que isso vai acontecer. Sempre quando alguma das partes dá um passo à frente divulgamos aqui, e agora não vai ser diferente.

O Facebook com mais de 500 milhões de usuários queria ainda mais, e, para atrair mais adeptos, colocou um recurso para encontrar amigos do Windows Live Messenger, Windows Live Hotmail, Gmail, Yahoo! e do Orkut. Depois de importar seus contatos de vários serviços, você tinha a capacidade de vincular os dois perfis nas duas plataformas sociais, e assim compartilhar informações, vídeos e fotos com todos seus amigos.

Essa é a segunda tentativa do Zuckerberg de atrair usuários do Orkut. Em Setembro de 2009 foi incorporada uma mensagem na página inicial do site dizendo: “Encontre seus amigos do Orkut no Facebook!”

Porém, esse recurso não durou muito tempo, a Google mudou os termos de serviço dos sites que utilizam sua API de contatos do Gmail para encontrar usuários dentro de suas redes. Quem quiser utilizá-la, agora terá que disponibilizar uma ferramenta de exportação ou uma API com a mesma finalidade para seus usuários. Esta mudança afetou a ferramenta de localização de amigos, impossibilitando sua execução. Os usuários que tentarem encontrar seus amigos receberão a seguinte mensagem:

Mas isso parece um confronto mais direto com o Facebook, já que foi o único que foi afetado pela mudança da API, o Twitter, o MySpace e os outros serviços continuam com a ferramenta funcionando normalmente.

Essa disputa não começou agora. No ano passado a Google retirou do Orkut a opção de exportar os endereços de email em um arquivo .csv depois que o Facebook aconselhou seus usuários a fazerem isto. E agora, quais serão os próximos avanços desta guerra?

0 responses to “A Tentativa Frustrada do Facebook de Atrair Usuários do Orkut

  1. Acredito que o mais prejudicado nisso tudo,é o usuario de ambas as redes,pois quem tem o Orkut não que deixar,e quem entrou no Facebook que ficar,desejo que essa guerra termine,e no final todos nos sabemos que a Google que mesmo é compra o Facebook.

  2. o orkut tem um design horrivel, feito mais para o publico feminino, ja o facebook é mais executivo. tem feeds na pagina inicial, muito melhor que o orkut, com as atualizações de mini fazenda, cafemania…outras porcarias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *