Ash Maurya, Guru de Lean Startup, vem pela primeira vez ao Brasil

O número de startups no Brasil aumentou em média 7,2% ao ano entre 2006 e 2010., segundo pesquisa da UHK, consultoria sediada em Londres. Para se ter uma ideia este percentual é maior do que o registrado na China e na Índia. Mas, a que deve-se a era de ouro das startups que o Brasil está passando? Quando focamos em novas empresas de tecnologia a resposta quase natural é: lean startup. Trata-se de um conceito já comumente utilizado nos Estados Unidos e criado pelo norte-americano Eric Ries.

De forma simplificada, pode-se dizer que é fazer startups com pouco desperdício e ciclo de aprendizado rápido, a partir de duas práticas: o desenvolvimento de clientes (customer development, criado por Steve Blank) e o uso de metodologias ágeis, como o SCRUM, para desenvolvimento de softwares.

Para fundamentar e disseminar o que é a lean startup no Brasil, a Concrete Solutions criou a unidade Biz Agility, que vai trazer Ash Maurya, um dos principais especialistas no assunto, pela primeira vez ao Brasil. Ash vai ministrar dois workshops em terras brasileiras. O primeiro será no Rio de Janeiro, no dia 3 de Abril, e o segundo em São Paulo, no dia 5.

Em ambos, o guru vai apresentar na prática os conceitos de customer development e da ferramenta Lean Canvas, da qual é criador. Também faz parte dos eventos o lançamento da segunda edição de seu livro “Running Lean”, publicado pela O’Reilly. A primeira edição vendeu mais de dez mil cópias no formato e-book.

Ash já trabalhou com centenas de startups em todo o mundo e é mentor de aceleradoras como Mozilla Foundation (São Francisco) e Year One Labs (Montreal), entre outras. Foi Diretor de Desenvolvimento de Software da Telecom Technologies, na qual liderou a equipe de desenvolvimento responsável pelo produto voIP, da Softswitch IP.

Para quem quer conhecer um pouco mais sobre os métodos ágeis, uma das fundamentações da Lean Startup, a Biz Agility ainda promoverá dois cursos com Ralph Jocham, o primeiro Professional Scrum Master Trainer da Europa pela Scrum.org. Um deles será voltado para iniciantes em Scrum (PSF – Professional Scrum Foundation, nos dias 27 e 28 de março) e outro para profissionais que querem um nível mais alto de aperfeiçoamento (PSPO – Professional Scrum Product Owner, nos dias 29 e 30 de março).

Ralph é evangelista Scrum desde 2003, co-projetou o curso Professional Scrum Developer (Java) e é fundador da empresa de consultoria Effective Agile, onde trabalha globalmente como agente de mudança ágil.

As inscrições podem ser feitas pelo site da Biz Agility.

0 responses to “Ash Maurya, Guru de Lean Startup, vem pela primeira vez ao Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *