AssembléiaAberta Monitora os Políticos de Santa Catarina e Disponibiliza os Dados Legislativos

A política é um assunto delicado, principalmente aqui no Brasil, onde a falta de transparência irrita grande parte dos brasileiros. Pensando nisso, Rodrigo Landerdahl criou o AssembleiaAberta, site que ajuda a tornar a informação legislativa mais acessível e transparente através da divulgação e análise de dados oficiais do governo de Santa Catarina.

A idéia, além de apresentar e analisar os dados da ALESC de forma mais intuitiva, é de fomentar o #hacktivism no país. Ele funciona como um robô que coleta os dados da Assembléia de Santa Catarina, limpa, normaliza e disponibiliza tudo através de um site e webservice.

O site apresenta também um ranking de assiduidade, onde a assiduidade é calculada relativamente ao número de sessões que o político compareceu desde o início do mandato. Por exemplo, um deputado que compareceu a 44 sessões de 55 desde o princípio de seu mandato, terá uma assiduidade de 80%.

A ideia é realizar o projeto em todas as assembléias do Brasil, além da câmara e senado. Para isso, Rodrigo está em busca de parcerias.

Se ficou interessado, confira também o código fonte no Github.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *