Atualizações do WP7 Reveladas! Incluindo a Capacidade de Copiar e Colar

O CEO da Microsoft Steve Ballmer confirmou oficialmente o prazo para a série de atualizações planejadas para a plataforma móvel da empresa Windows Phone 7 durante a CES 2011 em Las Vegas. Mas ele não deu uma data exata para o lançamento das atualizações – como costume da Microsoft – mas ele disse que as atualizações serão lançadas nos “próximos meses.”

Além disso, o blogger Paul Thurrott do Windows Phone Secrets deu alguns detalhes sobre essas atualizações, incluindo quando serão lançadas e o que elas oferecerão.

A Notícia Oficial

Agora, em relação às notícias oficiais, Steve disse que a primeira atualização será a funcionalidade de copiar e colar e também algumas melhorias no desempenho do telefone para carregar e alternar entre aplicativos. Ele também mencionou que os dispositivos WP7 estarão disponíveis globalmente no segundo semestre de 2011 e várias novas linguagens estarão disponíveis no final do ano. Será que chega aqui no Brasil?

E Paul forneceu mais informações, porém não-oficiais e ainda sem confirmação.

Mais Detalhes sobre o “NoDo,” “Mango” e Mais

A primeira atualização, segundo ele, sairá em beta em Janeiro, mas só serão despachadas para o público em Fevereiro. Esta atualização, chamada “NoDo” (que significa “No Donuts,” provavelmente uma referência para a primeira atualização do Android chamada “Donut”), inclui a funcionalidade de copiar e colar mencionada acima, além do suporte para o chipset Qualcomm 7×30, uma location stack CDMA e uma série de correções de software.

A “NoDo” também inclui melhoria na busca do Marketplace, segundo o blog LiveSide, também uma notícia não-oficial, mas bastante confiável. Eles afirmaram que depois do “NoDo,” uma série de atualizações intermediárias serão feitas trazendo novas APIs com um suporte melhorado para multi-tarefas, melhorias nos downloads in-app e melhores personalizações para o usuário final. Essas provavelmente serão anunciadas durante o Mobile World Congress em Fevereiro.

O LiveSide, Paul e a Mary-Jo Foley do ZDNet confirmaram a existência de uma atualização de codinome “Mango,” que pode chegar ainda neste ano. A atualização Mango será grande, ela conta com o IE9 juntamente com o motor de renderização Trident 5, suporte para HTML5 e Silverlight, suporte para gestos e para idiomas asiáticos. Paul diz que, internamente, este código é chamado de “entretenimento,” o que sugere que mais funcionalidades ainda serão reveladas.

Pode ser ou não em relação ao Windows Phone OS 7.5.

Em qualquer caso, algumas dessas notícias se tornarão oficiais em Fevereiro, quando o Mobile World Congress começar (do dia 14 ao dia 17 de Fevereiro).

Enquanto isso, confira a programação das atualizações, cortesia do LiveSide:

Atualizações como Service Packs

Paul menciona que, devido a exigência da Microsoft de que as operadoras fiquem uma atualização atrás da atual, a Microsoft não enviará correções para problemas individuais, em vez disso vai lidar com as atualizações como ela faz com os service packs do Windows para PC. Ele acha isso uma péssima ideia da Microsoft, já que o Windows Phone 7 tem muito o que ser corrigido.

Mas esta é uma situação complicada. Se a Microsoft fizer como a Google fez com o Android, ela pode deixar um ecossistema fragmentado de dispositivos não atualizados. Isso não seria bom para uma plataforma nova (e ainda com bugs), principalmente se considerarmos a velocidade com que os fabricantes gostam de fazer atualizações, ou melhor, a falta dela. (Por exemplo, nosso Samsung Galaxy S ainda está à espera do Froyo, mesmo que a Google já tenha lançado o Gingerbread.)

Em alguns aspectos, forçar as operadoras a ficar um passo atrás nas atualizações é ótimo para os consumidores, mas isso também significa que a velocidade das atualizações vai sofrer no processo. Isso inclusive pode ser um problema que pode comprometer a relação entre a Microsoft e as operadoras.

 

0 responses to “Atualizações do WP7 Reveladas! Incluindo a Capacidade de Copiar e Colar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *