BadgeMania 2! Recursos de Jogos que Você Deveria Incluir no Seu Produto ou Serviço Web

Já falamos antes sobre como a lógica de games de aplicativos como Gowalla e Foursquare tem influenciado o desenvolvimento de aplicações online, e agora vamos analisar alguns casos e dar algumas dicas de modelos de games que podem funcionar para as mais diversas aplicações web. Apesar de alguns discordarem da utilidade desta tendência, sabemos que ela veio para ficar, e gerará toda uma nova leva de startups nos mais diversos setores. Vale lembrar que são dicas que não valem para todos os produtos ou serviços, mas podem ajudar a alavancar produtos que dependem de inputs constantes do usuário, engajamento, e envolvem criação de comunidades.

Confira algumas ferramentas que você pode usar para adicionar mecânicas de jogo em sua aplicação web:

Insígnias ou Badges:


Oferecer uma medalha ou insígnia quando um usuário atinge algum objetivo é uma maneira bastante interessante de dar algo pelo qual aquele usuário possa ser reconhecido automaticamente por outros usuários. Se você tem uma Badge de Guru sobre Megadeth no Glue, ou uma Badge de CTO no Gowalla dá para externar ao mundo algumas das coisas que você gosta, de maneira divertida. Saber quando usar é importante, mas existem diversos casos de uso bem legais para serviços web. Veja alguns exemplos de situações onde podem ser distribuídas insígnias:

  • Ao atingir um número x de comentários em um serviço. Assim consegue-se aumentar o engajamento e o número de comentários de maneira simples.
  • Ao atingir um número x de contatos. Assim pode-se rapidamente incentivar o lado social de aplicações web.
  • Ao convidar os amigos. Assim consegue-se crescer a base de usuários da sua aplicação.
  • Depois de ter um número X de interações sobre um tópico. Assim você valoriza os especialistas da sua aplicação.

Itens Exclusivos e Personalização:

Dar itens exclusivos a usuários ativos é algo que funciona principalmente para social games, mas pode ser incorporado com sucesso em aplicações web. Personalização também tem um apelo muito forte com o público. Oferecer por exemplo, um feature exclusivo do seu produto apenas para os usuários que atingiram um objetivo definido pode ser interessante. Imagine se o Google Analytics oferecesse recursos especiais para o publisher que cresce acima de 30% ao mês? Imagine se o Facebook oferecesse um gerenciador especial de contatos para os usuários com mais de 500 contatos? Com certeza muitos usuários teriam estas metas e cumpririam estes objetivos.

Exemplos de situações onde podem ser oferecidos features adicionais:

  • Ao cumprir um objetivo facilmente mensurável. Se por exemplo um usuário atingir 100 comentários, ele ganha um gerenciador especializado para esta tarefa, ou ferramentas que facilitem lidar com este volume.
  • Ao participar de múltiplas interações sobre um mesmo tema. O usuário poderia neste caso ter acesso a features de moderação em discussões sobre este assunto.

Pontos:

Contar pontos é uma tática básica mas importantíssima para mecânicas de jogos. Geralmente em aplicações web podem ser de 2 tipos: Game Points e Social Points. Podem ser distribuídos da Seguinte forma:

  • Social Points: Devem ser distribuídos nas interações sociais do jogo. Ex: Receber qualificações de outros usuários, enviar convites, ser seguido por influencers, etc;
  • Game Points: devem ser distribuídos quando o usuário cumprir objetivos do jogo, como preencher cadastro, produzir conteúdo, e afins.

Níveis:

Sistemas de níveis, são uma ótima alternativa para substituir os tradicionais sistemas de permissão e controles de aplicações web. Partindo da premissa que cada atividade feita no sistema gera um volume X de experiência, ter uma hierarquia de níveis onde a cada nível que o usuário sobe ele ganha mais features é um ótimo recurso. Imagine por exemplo se ao invés de ter priviliégios de assinantes, autores, editores e administradores no WordPress pudéssemos passar níveis e subir nesta escala baseada na experiência de uso com a plataforma? Um sistema de níveis pode ser uma ótima ferramenta para serviços web baseados em redes sociais e Crowdsourcing.

Desafios:

Desafios sempre agitam comunidades de usuários. Assim como os grandes players fazem concursos de desenvolvimento de aplicações e também para produção de conteúdo isso pode ser usado com sucesso para alavancar seu serviço web. Desafios envolvem a comunidade e os prêmios não precisam ser necessariamente físicos. Combinações entre os recursos listados acima costumam inclusive funcionar muito bem. Veja algumas maneiras através das quais você pode criar e usar desafios a seu favor:

  • Crowdsourcing de documentação e tutoriais. Sim você pode agregar conteúdo da comunidade e convidá-la a produzir material de referência para outros usuários em troca de badges e/ou outros prêmios.
  • Aumentar o engajamento da comunidade utilizando desafios semanais. Exemplo: O melhor comentário da semana ganhará uma badge VIP, ou um mês grátis.
  • Usar desafios para gerar rankings (veja abaixo).

Rankings:

Oferecer rankings é uma das melhores maneiras de criar dependência dos usuários pela sua aplicação. Sim, rankings viciam as pessoas ao despertar os instintos competitivos mais selvagens. Oferecer um sistema de rankings que dê destaque para seus usuários mais engajados pode causar dependência. Use com moderação! Modos de usar:

  • Ranking de engajamento: Usuários mais envolvidos com o serviço
  • Ranking de relacionamento: Usuários mais conectados do serviço
  • Ranking de proficiência: Usuários especialistas por segmento.

Muitas possibilidades, Grandes Oportunidades

Sim, são inúmeras combinações de recursos que podem transformar sua startup web em um metajogo. Ao escolher alguns destes recursos, você pode acabar passando por um trade-off entre ser social e ir direto aos consumidores(B2C) ou vender para empresas (B2B). Apesar de ainda não conhecermos nenhum grande case B2B de lógica de games aplicada a serviços corporativos web acreditamos que a médio prazo este mercado também nascerá. Estamos acompanhando o mercado de perto e em breve voltamos com mais novidades. Caso você tenha alguma dica, ou sugestão de pauta sobre o assunto, não deixe de comentar abaixo!

0 responses to “BadgeMania 2! Recursos de Jogos que Você Deveria Incluir no Seu Produto ou Serviço Web

  1. Ótimo texto, Diego.
    Na Label estamos criando um sistema de pontuação e ranking para estimular a participação dos usuários e este post mostra que estamos no caminho certo. Acredito que, principalmente na parte de crowdsourcing, a utilização de rankings e insignias seja fundamental para os usuários, afinal, as pessoas tem necessidade de participar de comunidades, interagir, ter status, ganhar reputação!

  2. Realmente sistemas de badges são muito importantes para o engajamento dos usuários com sistema, esse modelo desperta o instinto de competitividade humana, onde um deseja ter o ranking melhor que outros e isso é priimordial para que os usuários mantenham o interesse e o aficcionamento pelo sistema
    Parabéns pelo post.
    []'s

  3. Realmente sistemas de badges são muito importantes para o engajamento dos usuários com sistema, esse modelo desperta o instinto de competitividade humana, onde um deseja ter o ranking melhor que outros e isso é priimordial para que os usuários mantenham o interesse e o aficcionamento pelo sistema
    Parabéns pelo post.
    []'s

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