BadgeMania! Como os Games Vão Mudar a Maneira Como Você Usa a Web

Um tendência forte que vem se consolidando ao longo de 2010 é a inclusão de lógicas de games em aplicações web e as empresas que estão aprendendo a se aproveitar disso  vem mudando a maneira como usamos a internet. Não é uma mera coincidência que serviços como Foursquare, Gowalla, StackOverflow e outros sejam um grande sucesso. Todos eles sabem extrair o máximo de seus usuários e manter um engajamento elevado graças ao bom uso de truques clássicos do mundo dos games. Recentemente até o encurtador de Urls brasileiro Migre.me entrou nesta onda e adicionou insígnias (as famosas Badges).

Mas qual o segredo desta forte tendência? Como usar a lógica dos games para alavancar sua aplicação web? É sobre isso que iremos falar um pouco neste post.

O uso da lógica de games já tem sido amplamente discutido la fora, ganhando a alcunha de “funware“. É um recurso interessantíssimo, pois ele leva a resultados que o marketing tradicional e as mídias sociais sozinhas não conseguem alcançar. As lógicas de games tornam qualquer serviço mais divertido e quando as pessoas podem escolher entre duas atividades similares, em geral elas optam pela mais divertida.

Insígnias, níveis, desafios, rankings e várias outras ferramentas prendem o usuário e elevam consideravelmente seu engajamento com os serviços que sabem explorar isso.

É bem possível, que num futuro próximo, grande parte das suas interações online ofereçam este tipo de informação/padrão de uso. Já imaginou ganhar pontos e insígnias em troca de ajudar pessoas a encontrar resultados de busca? Já imaginou se as pessoas pudessem mostrar e se comparar as boas ações que elas fazem através de badges? Isso provavelmente aumentaria de maneira muito eficaz o interesse das pessoas de por exemplo serem voluntários em algum projeto social.

É notória a preferência das pessoas por atividades mais divertidas, e isso levará a um desafio constante pela simplificação e criação de camadas de game sobre aplicações tradicionais da web e também do mundo corporativo. Já imaginou se o Gmail tivesse uma extensão que lhe desse badges a cada email enviado sem erros de grafia? Muitas pessoas usariam isso para se motivar a escrever melhor.

No próximo post, falaremos um pouco sobre como estas lógicas podem mudar os usos de sistemas da vida real e ferramentas não tão divertidas do seu cotidiano. Acompanhe esta série. Assine nosso feed RSS.

0 responses to “BadgeMania! Como os Games Vão Mudar a Maneira Como Você Usa a Web

  1. Foursquare deu o primeiro passo (que me lembro) para migrar essa lógica ao mundo real… com a internet das coisas, e os aplicativos relacionados, esta tendência ganhará força

  2. Ótimo ponto! Nos próximos posts da série vamos falar sobre isso. O terceiro post, será sobre lógicas de game aplicados a contextos do mundo real. Falaremos de Meta Games e também as áreas de contato entre social games e realidade aumentada.

  3. Faz todo sentido!

    Acredito que o desenho de aplicações vá se aproximar cada vez mais do design industrial, que já busca há muito tempo integrar o desenho e a usabilidade. O segmento de jogos foi o primeiro dentro da área de software a buscar essa integração, sempre no sentido de equilibrar o impacto visual com a jogabilidade. As pessoas podem ser “obrigadas” a usar uma aplicação corporativa, mas só irá jogar o que der satisfação.

    O uso de badges é uma interface interessante, visualmente atrativa, e que tem apelo social. Muitas empresas já usam recursos desse tipo, desde o famoso “funcionário destaque do mês” aos prêmios de performance ou “pins” com estrelinhas e coisas do tipo. É uma técnica motivacional conhecida. Se funciona nos jogos, e se funciona no mundo real, faz sentido aplicar em outros campos também – desde que seja mantido um certo nível de discrição e bom senso, é claro…

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