boo-box Apresenta Estudo sobre Conteúdo dos Blogs no Brasil

A boo-box, empresa de publicidade para mídias sociais, divulga um levantamento inédito sobre o Conteúdo dos blogs no Brasil, a segunda análise do mercado brasileiro de redes sociais realizada pela empresa.

O primeiro estudo, realizado no início de 2011, mostrou a Audiência dos Blogs no Brasil no primeiro trimestre de 2011. Este novo levantamento, que contemplou um ambiente de 20 mil blogs, revelou que a blogosfera brasileira aborda mais temas de entretenimento (24%), tecnologia (20%) e educação (10%). O conteúdo foi analisado pela tecnologia Meaning Tool, da empresa argentina Popego, que processa uma análise semântica no conteúdo dos blogs categorizando os assuntos. O resultado representa o tráfego do primeiro semestre de 2011.

No tema entretenimento, a pessoa mais citada na web durante o período da pesquisa foi Casey Heynes, mais conhecido como Pequeno Zangief, um estudante australiano que ficou famoso na internet depois que um vídeo que mostrava sua reação a um ataque de bullying caiu na rede. Em segundo lugar vem Harry Potter e em terceiro, Jesus Cristo.

Dentre os blogs de entretenimento que constituem a web brasileira, os assuntos são voltados, principalmente, para o conteúdo de humor/atualidades (67%), seguido por carros (6%), música (6%) e moda (6%). O restante dos blogs são os que falam sobre gastronomia, cinema, televisão, literatura e conteúdo adulto. Já na categoria educação, que está em terceiro lugar, 40% do conteúdo é voltado para Ciência.

Na categoria de esportes, mais da metade (55%) tem blogs direcionados para o futebol. O restante fica dividido em outras modalidades esportivas, como basquete, golfe, tênis, baseball e futebol americano.

As marcas mais citadas nos blogs brasileiros foram, respectivamente, Google, Samsung e Apple, que juntas totalizam 35%. Os outros 65% são menções às marcas Adidas, Disney, Intel, Microsoft, Sony, Nokia, Amazon, Adobe, Blackberry e Motorola. Sobre vestuário, a Nike fica com 50% das menções, seguida por Puma com 20% e Adidas, 17%.

“Conhecendo de uma forma estruturada o que os publishers estão postando fica mais fácil para os anunciantes planejarem suas campanhas.”, explica Edney Souza, vice-presidente de publishers da boo-box.

No ranking dos produtos mais citados, os da Apple prevalecem no topo da lista com o iPhone, tendo 12% das menções, seguido do iPad com 11% e iPod com 6%. Confira as marcas de softwares mais citadas:

Já quando o assunto é internet e web 2.0, o Google lidera as citações com 37%, YouTube aparece com 19% e WordPress com 9%.

A boo-box também analisou as keywords, que são as palavras-chave relacionadas ao conteúdo de um site. Neste estudo as mais utilizadas foram: free, games e downloads, além de todas as suas combinações, como games free, wallpapers free e downloads free. Por mês, free e games são buscados 30,4 milhões de vezes na web, enquanto download recebe 101 milhões de buscas.

“Essas análises constantes são fundamentais para que, cada vez mais, os anunciantes conheçam a blogosfera e direcionem melhor seus investimentos em publicidade na internet”, destaca Marco Gomes, fundador e diretor de marketing da boo-box.

Confira o estudo completo no blog da boo-box.

0 responses to “boo-box Apresenta Estudo sobre Conteúdo dos Blogs no Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *