Buscapé Inc.: O Caçador de Startups

Em recente palestra na Escola Politécnica da USP, um dos fundadores do Buscapé, o hoje VP de Produtos, Rodrigo Borges, deu uma palestra sobre a nova estratégia da empresa, após a entrada da Naspers. Assim como o buscador começou de ideias de empreendedores empenhados, que viraram noites e noites programando e fechando parcerias, conseguiu se tornar um dos maiores cases da internet brasileira, a crença está em pessoas como eles, que colocam a mão na massa. O ReadWriteWeb Brasil acompanhou a palestra e traz abaixo os principais pontos.

A primeira analogia apresentada para fundamentar a estratégia do Buscapé foram os caminhos seguidos por Google, Microsoft e Amazon. O oráculo das informações do ecommerce brasileiro fez em 9 anos em torno de 70 aquisições, enquanto a Microsoft fez mais de 170 e a Amazon em torno de 50 aquisições.

As aquisições da empresa até o momento foram bem sucedidas, e agora com mais capital sul-africano, o target é aproveitar a base existente para novos negócios. A compra do Bondfaro e Pagamento Digital foram essenciais para completar a atuação na cadeia de valor do e-commerce, e foi com a compra do Quebarato que o Buscapé encostou no Mercado Livre. Já a compra do ebit também foi totalmente estratégica.

Agora, o que o Buscapé está buscando? Rodrigo Borges aponta 5 colocações importantes que as startups devem ter para serem avaliadas:

  • Diferenciação e vantagem de First Mover
  • Modelo de receita claro e escalável
  • Equipe por trás, com bom background e muita vontade
  • Como a startup vai agregar valor para o Buscapé? Quais as oportunidades?
  • Como a startup vai conseguir multiplicar valor dentro do ecossistema do Buscapé?

A estratégia, portanto, é criar um startup hub, utilizar o Buscapé como plataforma de crescimento das startups, aproveitando o tráfego que tem, o business intelligence, o capital, as metodologias ágeis de desenvolvimento (scrum) e ainda a sinergia com o portfolio global da Naspers. Além disso, o diferencial  da Naspers apresentando por Borges está no fato de a empresa não estar preocupada em como o empreendedor irá trabalhar, impondo regras ou métodos.

Concluindo, no Buscapé você anuncia, compara, compra, paga, vende, revende… E a sua startup, onde entra nessa cadeia? Envie email para oportunidades@buscape-inc.com

0 responses to “Buscapé Inc.: O Caçador de Startups

  1. É interessante ver uma empresa nacional adotar esse tipo de estratégia, de pensar “grande”, com visão macro, de longo prazo. Digo “nacional” porque até onde é possível perceber, a operação do negócio ainda está na mão dos brazucas. E “interessante” porque sempre achamos esse tipo de estratégia coisa dos gigantes de fora. É um sinal da maturidade do mercado local.

    Agora, isso posto, uma coisa é elaborar uma estratégia como essa, outra coisa é executar. Muita gente tenta, poucos conseguem. Se der certo – e aí tem que ter competência e uma dose razoável de sorte – então teremos um Buscapé cada vez mais forte. A aposta é muito grande e se tudo correr bem, pode ajudar muito no amadurecimento do mercado local. A gente precisa de mais casos como esse por aqui!!

  2. É interessante ver uma empresa nacional adotar esse tipo de estratégia, de pensar “grande”, com visão macro, de longo prazo. Digo “nacional” porque até onde é possível perceber, a operação do negócio ainda está na mão dos brazucas. E “interessante” porque sempre achamos esse tipo de estratégia coisa dos gigantes de fora. É um sinal da maturidade do mercado local.

    Agora, isso posto, uma coisa é elaborar uma estratégia como essa, outra coisa é executar. Muita gente tenta, poucos conseguem. Se der certo – e aí tem que ter competência e uma dose razoável de sorte – então teremos um Buscapé cada vez mais forte. A aposta é muito grande e se tudo correr bem, pode ajudar muito no amadurecimento do mercado local. A gente precisa de mais casos como esse por aqui!!

  3. Parabéns aos Politrecos, digo, Politécnicos do Buscapé. Souberam executar a ideia inicial e mais que isso, se cercaram de ótimos profissionais que multiplicaram várias vezes a companhia.
    Aconselho assistirem um palestra do Romero na resultsOn num evento chamado ovelhas negras. Ele explica toda esta estratégia do BuscaPé. Muito Show

    Abs

    + um Politreco

  4. Parabéns aos Politrecos, digo, Politécnicos do Buscapé. Souberam executar a ideia inicial e mais que isso, se cercaram de ótimos profissionais que multiplicaram várias vezes a companhia.
    Aconselho assistirem um palestra do Romero na resultsOn num evento chamado ovelhas negras. Ele explica toda esta estratégia do BuscaPé. Muito Show

    Abs

    + um Politreco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *