CEO do Baidu Diz que 99% da População Online da China Utiliza sua Busca

Robin Li, o CEO do Baidu, uma das empresas de internet mais populares da China, estava no palco do Web 2.0 Summit em San Francisco com o jornalista John Battelle e falou sobre o rápido crescimento do Baidu, sobre as diferenças do mercado chinês e do mercado americano e ainda falou sobre a decisão da Google de deixar a China.

Robin disse que 99% da população online da China utiliza seu motor de busca. A empresa é o maior motor de busca da China e dobrou seu valor desde Janeiro, agora ela vale tanto quanto o Facebook ou o Ebay.

O Baidu tem muitos outros produtos, incluindo o Baidu Notes (100 milhões de perguntas respondidas pelos usuários até então) e também possui recursos sociais, o que aumenta o tempo gasto dos usuários no site.

Robin disse que para o Google ganhar a China bastava uma experiência de moradia de seis meses no país para compreender o mercado.

Separamos algumas declarações pertinentes de Robin.

As pessoas pensam que o Baidu é a única opção na China. Na realidade, existem muitas mais opções do que no EUA, incluindo Tencent, Sogo e vários outros.

Robin ainda falou sobre a competitividade do espaço da Internet chinesa, sobre as diferenças de cultura e dos talentos de engenharia chineses para iniciar empresas. “Se você não está preparado para competir neste mercado, você não terá sucesso.”

“A censura chinesa foi uma frustração.” Ele disse que sua primeira reação era mudar para Hong Kong. Mas então percebeu que não funcionaria para o Baidu. Se mudassem para Hong Kong, “eles me chamariam de traidor do governo, minha vida estaria arruinada.” Se uma empresa americana resolver quebrar a lei chinesa, ela teria de ser chamada de “parceira estratégica.”

Aparentemente o governo chinês está desenvolvendo um mecanismo de busca, mas Robin Li disse que não está preocupado com isso.

Grande parte da China utiliza telefones 2G para se conectar. Poucas pessoas utilizam smartphones, o 3G está disponível mas ainda não é popular. Isso faz com que o mercado chinês seja um pouco diferente, mas isso pode mudar quando as redes 3G se tornarem mais populares.

Nossa visão do futuro da busca e do mobile é o “box computing.” No futuro quando você ligar qualquer dispositivo você estará conectado instantaneamente, sem precisar esperar 20 segundos. Em um segundo aparecerá um campo de busca. Mas não é apenas para pesquisa, é onipresença. A busca substitui o sistema operacional, e será o ponto de partida de tudo.

Quando questionado sobre algum plano de expansão, Robin Li disse que tem planos para o mercado japonês. Mas já no EUA, é mais difícil, é um mercado relativamente grande e maduro.

0 responses to “CEO do Baidu Diz que 99% da População Online da China Utiliza sua Busca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *